Fiat Idea: Uma ilha de segurança

 

Autos - 30/08/2005 - 17:10:48

 

Fiat Idea: Uma ilha de segurança

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Dentro da tradição da Fiat Automóveis de construir carros seguros, a nova minivan foi projetada para cuidar de seus ocupantes

Dentro da tradição da Fiat Automóveis de construir carros seguros, a nova minivan foi projetada para cuidar de seus ocupantes

A segurança de um carro começa nas condições que ele oferece ao motorista: a experiência de dirigi-lo deve ser boa, minimizando o estresse e contribuindo para manter seu foco concentrado no trânsito. Nada mais natural, portanto, do que a Fiat dar grande importância à segurança preventiva no desenvolvimento do Fiat Idea – e tudo na nova minivan é uma clara demonstração disso. O habitáculo amplo, arejado, iluminado e organizado causa uma sensação de bem-estar. Baixos níveis de ruído e itens que garantem o conforto térmico – como os vidros escurecidos Vênus 55 – também influem de forma positiva na comodidade e, conseqüentemente, na segurança; na tranqüilidade do motorista para encarar o trânsito e reagir corretamente. A posição de dirigir mais alta que a dos automóveis de passeio convencionais dá ao motorista uma sensação de confiança. Os ajustes de altura do banco e de altura do volante (ambos de série em todas as versões do Fiat Idea) lhe garantem sempre encontrar a posição mais confortável para conduzir o carro. Mostradores têm ótima visualização e botões e alavancas estão sempre ao alcance das mãos, não sendo necessário desviar os olhos do trânsito para encontrar o controle desejado. A excelente visibilidade externa é assegurada pela posição de dirigir, pela ampla área envidraçada e pelos vidros suplementares na coluna A e atrás da coluna C. Os apoios de cabeça no banco traseiro em nada interferem, pois podem ser encaixados no encosto do banco quando não há passageiros ali. Os faróis também contribuem para a visibilidade, e mereceram um trabalho à parte. Foram desenvolvidos na experimentação eletroeletrônica do Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli da Fiat Automóveis, que empregou a mais avançada tecnologia disponível e softwares de simulações para garantir a eficiência e a qualidade final. Isso porque no Brasil as exigências são diferentes: as áreas de iluminação devem ser maiores, com fachos mais longos. Os faróis criados sob medida para as necessidades locais proporcionam a iluminação adequada em qualquer situação, representando um importante fator de segurança para o motorista. O projeto do Fiat Idea prova que conforto e segurança caminham juntos. Também a segurança passiva foi ponto fundamental no projeto do novo carro. Reforços e estruturas especiais na carroceria e equipamentos como air bags e side bags – o Fiat Idea é o único entre seus concorrentes diretos a oferecer bolsas infláveis laterais – ajudam a preservar a integridade física dos ocupantes se o pior acontecer. Os side bags, ou air bags laterais, protegem o tórax e o abdômen dos ocupantes em caso de colisão lateral. Eles ficam embutidos na lateral dos bancos dianteiros. O equipamento, novidade no segmento das minivans compactas, é opcional em todo Fiat Idea. Já os air bags resguardam a cabeça e o tórax dos ocupantes dianteiros em um impacto frontal. No Fiat Idea, o air bag do motorista tem 60 litros e o do passageiro, 90 litros. Este pode ser desativado caso não haja ocupante no banco dianteiro direito, por meio de um interruptor no interior do porta-luvas. Os air bags vêm junto com cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga. Estruturalmente, o Fiat Idea incorpora o conceito de “célula de sobrevivência”: um habitáculo extremamente robusto para proteger os ocupantes do carro em situações adversas. Dianteira e traseira possuem estruturas de deformação progressiva (e os pára-choques são projetados para absorver pequenos impactos); as portas embutem barras antiintrusão e montante central reforçado; e o capô do motor têm dobradiças com trava de segurança e deformação programada para evitar o efeito guilhotina. O interior da minivan também foi concebido para proteger os ocupantes. Todos os bancos são do tipo antimergulho, e os cintos de segurança dianteiros possuem ajuste de altura. Três apoios de cabeça no banco traseiro (escamoteáveis, para não interferir na visibilidade caso não haja passageiros ali) evitam lesões na região da nuca. E para o motorista, volante com absorção de energia (EAS, Energy Absorbing Steering Wheel) e coluna de direção com deformação programada. Além desses recursos, o Fiat Idea traz ainda um sistema de prevenção a incêndios em caso de impacto (FPS). Entre seus componentes estão o interruptor inercial, que corta o fornecimento de combustível se houver uma colisão; a válvula de não-retorno de combustível (anti-refluxo, sistema returnless); e materiais internos de baixa velocidade de propagação de chamas. O novo modelo supera todas as mais recentes normas de referência de impactos vigentes na Europa e nos Estados Unidos, sejam elas ântero-laterais (ECE 94 e USA 208), laterais (ECE 95 e USA standard 214) ou traseiros (Trias 33), e também os índices permissíveis de absorção de energia (ECE 79 e Body Block ECE 21). Isso sem contar os parâmetros americanos de propagação de chamas. Esses expressivos resultados foram obtidos por meio de 200 testes sobre componentes, 100 simulações em sistema HyGe e 40 crash-tests: uma garantia a mais para o cliente de que, se um acidente não puder ser evitado, o carro ajudará a minimizar suas conseqüências. A segurança ativa, por sua vez, tem relação estreita com a mecânica. Basta dirigir o novo modelo para sentir a segurança dos freios, a estabilidade, a precisão de sua direção, a excelente dirigibilidade. A mecânica moderna, confiável, robusta e durável reflete os níveis de qualidade presentes em todos os produtos da Fiat, e contribui muito para evitar acidentes. O conjunto mecânico foi desenvolvido sobre uma plataforma exclusiva ao Fiat Idea, e todo o projeto foi adequado ao clima e às condições (muitas vezes precárias) das vias urbanas e rodovias do nosso país. Para começar, tem-se um chassi com reforços estruturais e maior altura livre do solo, e tomadas de ar mais altas, entre outras particularidades que tornam a nova minivan perfeitamente adaptada às particularidades brasileiras. Suspensão equilibrada O conjunto de suspensões do Fiat Idea foi ajustado com o objetivo de obter o melhor compromisso entre estabilidade e conforto – segurança e ótima dirigibilidade já são características dos modelos Fiat, e não poderia ser diferente na nova minivan. A nova metodologia empregada na suspensão do Fiat Idea brasileiro foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisa da Fiat na Itália, o CRF – Centro Ricerche Fiat. O processo estabelece os objetivos do veículo e então utiliza modernas ferramentas de simulação virtual – modelos matemáticos dos componentes e sistemas que compõem o veículo, como suspensões, direção, pneus e carroceria – que reproduzem manobras-padrão de dirigibilidade (exemplos: curva de raio constante e dupla mudança de pista) para analisar todos os aspectos do comportamento dos sistemas e fazer as correções necessárias. Depois da primeira etapa de simulações virtuais, vem a fase de validação do modelo matemático: testes com protótipos do veículo real para obter medições e avaliações objetivas e subjetivas de seu comportamento. Eles complementam o trabalho de desenvolvimento e realimentam o modelo virtual para novas simulações e análises. Uma vez validado, o modelo matemático tem o mesmo comportamento do veículo físico. Isso permite testes mais fiéis de novas soluções para otimizar o comportamento de suspensões, direção e pneus por meio de modificações e recalibragens. Essa metodologia não só reduziu o número de protótipos necessário e o tempo e o investimento dispendidos no desenvolvimento, mas, principalmente, resultou em um automóvel de qualidade muito melhor. Vale frisar que a suspensão do Fiat Idea brasileiro é diferente da suspensão que equipa a minivan na Europa, o que explica e justifica o complexo trabalho de desenvolvimento do sistema feito pela Fiat Automóveis. A suspensão dianteira do novo Fiat Idea é do tipo MacPherson, com rodas independentes e braços oscilantes inferiores transversais, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito. Na traseira, a suspensão possui eixo de torção de seção aberta, com rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito. Para o motorista, o que vale é o que ele percebe ao dirigir o carro: excelente controle direcional, estabilidade, sensação de firmeza e segurança, manejo confortável e trajetos sem sacolejos e vibrações transmitidas para o habitáculo. Freios confiáveis O sistema de freios do Fiat Idea possui discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, e o circuito é cruzado, em “x” – para garantir o funcionamento do freio caso ocorra uma anomalia em um dos circuitos. Os freios da nova minivan respondem prontamente a qualquer intervenção, parando o veículo com confiança e segurança. Opcionalmente, os freios da minivan podem ser equipados com sistema antitravamento (ABS) dotado de sensores ativos e EBD (Electronic Brake-force Distribution, distribuição eletrônica da força de frenagem). A vantagem dos sensores ativos é tornarem a frenagem mais precisa. Uma vez que o sistema é imune a interferências eletromagnéticas, ele representa uma garantia a mais de confiança para o motorista. Já o EBD elimina o corretor de frenagem – reduzindo o número de componentes do sistema – e funciona em todas as situações de frenagem, independente da ação do ABS. Caso o ABS falhe, o EBD atua como corretor tipo válvula a corte fixo. Trabalhando em conjunto, ABS e EBD possibilitam uma correção de pressão mais precisa no eixo traseiro. A conseqüência é uma distribuição da frenagem mais eficiente, com melhor aproveitamento do freio traseiro. Dessa forma, reduzem-se as distâncias de parada em todas as condições de carga do veículo e o desgaste entre freios traseiro e dianteiro é mais bem distribuído. O Fiat Idea traz também sistema de embreagem do tipo hidráulico que, além de proporcionar acionamento suave – importante principalmente no anda-e-pára do trânsito das grandes cidades –, elimina os ruídos e vibrações presentes no antigo sistema a cabo. Todo o conjunto mecânico, aliado a uma carroceria de elevada rigidez torcional – 85.000 daN/rad –, assegura não apenas uma ótima dirigibilidade com muito conforto para o motorista e seus passageiros, mas também um elevado nível de segurança ativa. Seja qual for a circunstância – rodando normalmente ou em uma situação de emergência –, o Fiat Idea sempre responderá com máxima presteza e eficiência a qualquer solicitação do motorista.

Dentro da tradição da Fiat Automóveis de construir carros seguros, a nova minivan foi projetada para cuidar de seus ocupantes

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