O Fiat Idea é o único modelo do segmento de minivans compactas a oferecer duas opções de motorização bicombustível, ou Flex: o 1.4 e o novo 1.8 Flex, que faz sua estréia na nova minivan. Isso significa mais escolha para o consumidor, tanto em termos de desempenho quanto do combustível que usará. No entanto, independente de decidir-se por este ou aquele, ele terá sempre um carro cujo motor oferece excelente dirigibilidade, torque, economia de combustível e baixo nível de emissões de gases poluentes.
Ambos os motores possuem sistema eletrônico de aceleração Drive By Wire, que substitui o cabo do acelerador. Uma central eletrônica controla a abertura da borboleta, que se dá de forma progressiva, evitando os trancos na aceleração comuns em retomadas e desacelerações bruscas. Melhor dirigibilidade, menor emissão de poluentes, economia de combustível e menos manutenção são os ganhos do sistema Drive By Wire para o consumidor.
Novo motor 1.8 Flex
O lançamento do Fiat Idea marca também a estréia do novo motor bicombustível 1.8, agora mais potente, econômico, limpo, robusto e confiável. A evolução a que foi submetido visou também o fornecimento de um generoso torque em baixas rotações, sem perda de dirigibilidade ou consumo.
São 17,8 kgm de torque máximo rodando somente com gasolina e 18,5 kgm utilizando álcool, ambos atingidos a apenas 2.800 rpm. E mais de 85% dessa força está disponível já a 2.000 rpm. Tal elasticidade permite arrancadas vigorosas, proporciona maior fôlego em subidas e retomadas de velocidade ainda mais ágeis, garantindo segurança adicional em ultrapassagens e em outras situações nas quais uma reserva de força se faz necessária.
O Fiat Idea equipado com o novo motor 1.8 Flex é o mais potente da categoria de minivans compactas: nada menos que 112 cv a gasolina e 114 cv a álcool, potência máxima atingida a 5.500 rpm. Tal característica lhe confere excelente performance na pista: velocidade máxima de 180 km/h a gasolina e 182 km/h a álcool; e aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos (gasolina) e 10,9 s (álcool).
Na cidade, o Fiat Idea roda 12,0 quilômetros com um litro de gasolina, e 8,2 km com um litro de álcool. Na estrada, faz 16,0 km por litro de gasolina e 11,0 km por litro de álcool. Com tanque de 48 litros, a autonomia da minivan é excelente.
O novo motor 1.8 Flex incorpora diversas novidades que o tornam ainda mais moderno e asseguram sempre máxima dirigibilidade, economia, performance e limpeza. Conheça-as:
• Coletor de admissão. Com novo design, agora é feito de plástico em vez de alumínio. O coletor integra sensores de temperatura e pressão de ar, eletroválvula cânister, injetores, corpo da borboleta Drive by Wire e sistema de partida a frio. Veja as vantagens do novo componente:
• Ficou 1,8 kg mais leve.
• A perda de carga foi diminuída em função da baixa rugosidade do plástico na superfície interna do coletor, o que eleva o rendimento volumétrico.
• O comprimento dos dutos de admissão foi otimizado para privilegiar o torque.
o Cabeçote. Tem nova geometria da câmara de combustão.
o Comando de válvulas tipo roller finger light. O novo comando emprega um balancim roletado para acionar as válvulas. O contato entre o eixo-comando e o balancim é feito por meio de um rolamento, conseqüentemente reduzindo o atrito direto entre os dois componentes. Os benefícios desse sistema são a redução do atrito total do motor, com diminuição do ruído gerado por ele, e também da energia necessária para mover o trem de válvulas, com melhoria de performance e consumo.
o Eixo-comando de válvulas. Foi alterado para adequar-se ao novo sistema de acionamento das válvulas e também visando um incremento do desempenho em baixas rotações e maior regularidade da marcha lenta.
o Virabrequim. Sua inércia foi otimizada e as massas dele, das bielas e dos pistões foram equalizadas, resultando em diminuição dos níveis de ruído e de vibrações. Além disso, o processo de fabricação do componente sofreu alterações, tornando-se ainda mais preciso e exigindo menos correções no balanceamento.
Além dessas novidades, podemos destacar também no novo motor 1.8 Flex estes componentes:
o Biela fraturada de aço forjado. Resulta em um perfeito alinhamento e centragem da capa ao corpo da biela, trazendo circularidade e otimizando a distribuição de folgas para o mancal móvel. Como as bronzinas de bielas trabalham em condições ideais, sua durabilidade aumenta. O conjunto também gera menos ruídos e vibrações.
o Coletor de descarga close-coupled. O novo coletor é fabricado de tubos de aço (o conjunto, até o intermediário, ficou 7,4 kg mais leve). O comprimento e o diâmetro dos condutos foram dimensionados para privilegiar o desempenho do novo motor. E mais: a menor rugosidade da superfície interna diminui a perda de carga, melhorando o rendimento volumétrico. Como o catalisador localiza-se próximo do motor, este demora menos tempo para aquecer, ajudando a reduzir os níveis de emissões de gases poluentes. Ele já cumpre a quarta fase do Proconve, que entrará em vigor para 100% da produção somente em 2007.
o Cárter estrutural de alumínio. Ele une o bloco do motor ao câmbio, aumentando a resistência do motopropulsor à deformação causada pelo funcionamento dos componentes. Esta ligação extra entre os dois torna o conjunto mais rígido, reduzindo os níveis de ruído e vibrações gerados por ele.
o Sistema de gerenciamento eletrônico da injeção multipoint digital semi-seqüencial. Utiliza centrais híbridas de última geração com maior capacidade de memória. A injeção gerencia o uso dos dois combustíveis e as misturas entre eles, fazendo com que o motor responda sempre com máxima eficiência.
Motor Fire 1.4 Flex
Este moderno motor tem como um de seus principais predicados equilibrar um ótimo desempenho com economia de combustível, sobretudo em função da disponibilidade de torque em baixas rotações. E mais: a tecnologia bicombustível representa flexibilidade e economia na hora de abastecer, pois o motor Flex funciona com gasolina, álcool ou qualquer mistura entre eles.
O motor Fire 1.4 Flex que equipa o Fiat Idea possui potência máxima de 80 cavalos rodando com 100% de gasolina, e de 81 cv funcionando unicamente com álcool, sempre a 5.500 rpm. O torque máximo é de 12,2 kgm a 2.250 rpm usando somente gasolina, e de 12,4 kgm à mesma rotação com álcool. Como o torque máximo é alcançado a uma rotação bem baixa, o motorista sempre obtém respostas rápidas e bom desempenho de seu Fiat Idea – mais segurança e controle para ele.
Com esse motor, a nova minivan atinge 160 km/h de velocidade máxima rodando somente com gasolina, e 161 km/h apenas com álcool. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos (gasolina) e 14,6 segundos (álcool). O motor Fire 1.4 Flex é extremamente eficiente também no consumo: na cidade, faz 12,7 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (álcool); na estrada, são 16,6 km/l (gasolina) e 12,2 km/l (álcool).
Ótimo rendimento, economia de combustível, baixa emissão de poluentes, confiabilidade, durabilidade: o motor Fire 1.4 Flex reúne todos esses atributos graças a um intenso trabalho de desenvolvimento. Eis as particularidades construtivas deste motor:
• Top Shim Light. Essa nova tecnologia, que estreou no motor Fire 1.4 Flex, consiste de uma série de modificações no trem de válvulas a fim de reduzir a massa oscilante e, conseqüentemente, o atrito. Resultado: menor consumo e melhor performance.
• Novo cabeçote. Três destaques:
o O conduto otimizado faz com que a câmara de combustão se encha com maior facilidade e uniformidade, melhorando o rendimento volumétrico.
o Os pistões grafitados geram menor atrito, reduzindo o desgaste e melhorando a performance.
o A biela fraturada garante maior precisão na usinagem e montagem do virabrequim. Na prática, isso representa desempenho melhor, menor consumo e redução do nível de vibrações.
• Sedes das válvulas. Como o álcool possui menor poder lubrificante, adotou-se um material mais resistente em sua fabricação a fim de garantir a durabilidade.
• Central de injeção eletrônica. A central Bosch tem um software de funcionamento para os dois combustíveis e as infinitas misturas entre eles, garantindo sempre a resposta ideal do motor. Para o motorista, isso significa um perfeito funcionamento do motor e um comportamento melhor no dia-a-dia – ou seja, confiabilidade e prazer ao dirigir.
• Coletor de admissão feito de plástico. O material deixa a parede interior do coletor menos rugosa, tornando o ar de admissão mais fluido. A câmara de combustão se enche com mais facilidade e uniformidade, resultando em um melhor rendimento volumétrico. Estão integrados ao coletor de admissão: galeria de combustível, também de plástico; novo corpo da borboleta Drive By Wire; sensor de temperatura e pressão absoluta do ar; e dois orifícios calibrados para a injeção de gasolina (sistema de partida a frio)
• Coletor de descarga. Com marmita catalítica incorporada (sistema close-coupled), garante baixo nível de emissões de poluentes. O motor Fire 1.4 Flex também já cumpre a quarta fase do Proconve.
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