A Microsoft lançou uma nova linha, a Microsoft Dynamics, de produtos de software para empresas de médio porte, usando tecnologia adquirida como parte de sua estratégia de vender mais software a companhias com menos de 500 funcionários. A nova marca incluirá aplicativos para administrar contatos com consumidores, atividades financeiras, recursos humanos e outras tarefas.
"Trata-se de um espaço que vemos como crítico para a nossa estratégia", disse Bill Gates, presidente do Conselho de Administração da Microsoft. A nova marca incluirá diversos produtos já existentes, entre os quais aplicativos que a empresa obteve ao adquirir a Great Plains e a Navision, duas empresas de software empresarial, por mais de US$ 2 bilhões, há alguns anos.
Ao longo dos próximos 12 meses, a Microsoft lançará novas versões de software empresarial com a marca Dynamics. Por exemplo, a próxima versão do programa Microsoft de gestão de relacionamento com clientes (CRM) será vendida como Microsoft Dynamics CRM.
A empresa também anunciou um produto chamado por enquanto de Centro ¿ trata-se de um software para servidores que permitirá que empresas de médio porte montem, administrem e mantenham redes corporativas.
A Microsoft vem investindo pesadamente em software para pequenas e médias empresas, mercado muito fragmentado que deve registrar investimentos de mais de US$ 185 bilhões em software e serviços de tecnologia da informação ao longo dos próximos quatro anos.
A empresa está apostando que conseguirá capturar pelo menos US$ 10 bilhões desse total até 2010, e reforçar o crescimento cada vez mais lento de suas atividades básicas. A empresa também anunciou que começará a vender um programa de contabilidade para pequenas empresas, com 50 ou menos funcionários, um aplicativo que tem por alvo direto o concorrente QuickBooks, da Intuit.
O Microsoft Office Small Business Accounting, anunciado anteriormente pela empresa, será oferecido como aplicativo independente de contabilidade ou como parte do pacote Office em uma versão conhecida como Office Small Business Management Edition.
|