A Ford confirmou quinta-feira 8 um acordo firmado com a Fiat para o desenvolvimento de um novo modelo sub-compacto. "Com desenhos bastante diferentes, os dois veículos seriam o novo Fiat 500 e o subistuto do Ford Ka", declarou a Ford.
A Fiat, por sua vez, havia declarado anteriormente que pretendia trabalhar com outros fabricantes em projetos específicos, de forma a reduzir riscos e custos. O diretor executive da empresa italiana Sergio Marchionne afirmou que deseja assinar nova parceria até o final deste ano - em fevereiro o acordo que a Fiat tinha com a GM foi dissolvido em clima desagradável, com a fábrica Americana desembolsando aproximadamente US$ 2 bilhões para deixar a parceria. Ainda segundo Marchionne, o parceiro não seria da Ásia e excluiria trocas de ações - como ocorrido com a GM.
A parceria para o desenvolvimento de um carro desse porte - um sub-compacto - se justifica pelo fato de que modelos como esse geram margem reduzida de lucro. Assim, toda redução de custos é bem vinda e auxilia no retorno do investimento.
O novo modelo seria o substituto do conhecido Ford Ka - enquanto a Fiat pretende trazer de volta ao mercado o Cinquecento, em 2007. Carros sub-compactos têm grande público na Europa, especialmente pela questão de economia de combustível, além da menor emissão de poluentes. Vale lembrar o lançamento do VW Fox (fabricado no Brasil) na Europa, com o objetivo de atingir esse mercado.
|