A Sony aposta na computação de grade para alavancar sua presença na área de games online. A idéia é criar uma plataforma capaz de suportar milhares de jogadores ao mesmo tempo.
Segundo o The New York Times, a Sony se uniu à IBM e à startup Butterfly.net Inc. para criar a tecnologia que poderá ser usada pelos donos de consoles PlayStation 2. A novidade será apresentada na semana que vem durante a Game Developers Conference, que acontece em San Jose, na Califór-nia. Até agora, a computação de grade (conexão de milhares de PCs ao mesmo tempo via internet) vinha sendo usada principalmente nas pesquisas sobre vida fora da Terra, de novos medicamentos para doenças, do Genoma ou da Física Quântica - situações que demora-riam anos para serem resolvidas em computadores solitários. “A compu-tação de grade está pronta”, disse o vice-presidente da IBM, Scott Penberthy, comemorando a par-ceria.
A estratégia da Sony é ousada: o mercado de games online ainda está engatinhando, e esbarra com alguma freqüência em problemas técnicos como má qualidade de gráficos ou demora de acesso ao jogo. A computação de grade, diz a empresa, proporcionará gráficos mais rápidos e realistas, e ainda permitirá que o jogador entre no game sozinho ou com amigos sem ter que esperar.
A nova plataforma multiplayer da Sony usará um software de arquitetura aberta, criado pela Butterfly.net com base no Open Grid Services Architecture, que rodará em servidores Linux da IBM, diz o NYT. Com a solução, as três empresas acreditam também que baratearão os custos de desenvolvimento e suporte a games para mais de um jogador.
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