A companhia de telefonia pela Internet Skype, comprada recentemente pelo site de leilões online eBay por US$ 4 bilhões, considera a gigante do software Microsoft como uma de suas maiores rivais no futuro. "Eu acredito que a maior ameaça para nós são companhias como Microsoft, Yahoo e AOL porque a base de clientes deles é muito grande", disse o presidente-executivo da Skype, Niklas Zennstroem.
A Microsoft comprou a Teleo em agosto e o Yahoo comprou a Dialpad no início do ano em esforços para ganharem mercado ante o sucesso da Skype no segmento de voz sobre IP (VoIP). A Skype, sediada em Luxemburgo, oferece serviços gratuitos de telefonia pela Internet via computadores de seus usuários. A empresa cobra por chamadas feitas para ou por números fora de sua rede.
A Skype quadruplicou de tamanho durante o último ano e está acrescentando 150 mil novos usuários por dia. A empresa tem atualmente 54 milhões de clientes.
Zennstroem, que também é co-fundador da Skype, informou que pensou muito antes de aceitar a venda de sua empresa para o eBay e que conversou com outros potenciais compradores. O executivo considerou ainda uma oferta pública inicial de ações, mas se decidiu pelo eBay por conta da promessa de maior autonomia para a companhia.
"O eBay tem um bom histórico, especialmente com a PayPal", afirmou Zennstroem, referindo-se à empresa de pagamento online comprada pelo site de leilões em 2002. "Eles não querem desintegrar a companhia. Eles vão apoiá-la e permitir seu crescimento."
Zennstroem confirmou que manteve negociações com o conglomerado de mídia News Corp antes de aceitar a proposta do eBay. "Tivemos reuniões com um monte de companhias. Nos encontramos com a News Corp, sim", acrescentou o executivo. "Estou convencido que ao longo do tempo a maior parte da comunicação por voz será feita pela Internet", disse Zennstroem. "Nosso objetivo é mudar a maneira como as pessoas se comunicam. Em alguns anos, a idéia de pagar para se fazer chamadas telefônicas será muito estranha."
|