Apesar de ainda não ter confirmado se vai concorrer, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teria iniciado as conversas para montar o comando da campanha para a reeleição à presidência, nas eleições de 2006. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, em artigo publicado na edição deste domingo, Lula estaria mais animado com o arrefecimento da crise política.
As tratativas estariam restritas ao núcleo do governo. Luiz Gushiken e Marco Aurélio Garcia, "antigos colaboradores petistas", seriam integrantes certos no comitê, e Lula estaria procurando um substituto para José Dirceu (SP) - alguém que não estivesse na linha de frente do Partido dos Trabalhadores (PT). Um das possibilidades seria o do ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner. Tarso Genro, por sua vez, seria responsável pelo programa de governo.
Outros nomes citados pelo jornal foram os de Ciro Gomes (PSB) e do e o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci. Apesar de garantir não ter sido convidado para integrar a cúpula da campanha, Tarso teria dito que o tema programa de governo começaria a ser debatido na próxima semana. De acordo com o Estado, na quinta-feira, em discurso no congresso do PC do B, Lula teria dito que precisaria de mais alguns mandatos "fazer tudo o que a gente quer".
|