O CRT (Centro de Reflexão de Trânsito) de São Bernardo inicia na segunda-feira, 10 de março, os agendamentos deste ano para as visitas públicas à Sala Virtual – espaço dotado de equipamentos eletrônicos destinados à educação para o trânsito.
Inaugurada em dezembro de 2001, a Sala Virtual ocupa uma área de 100m² no prédio do CRT (Avenida Kennedy, 1255). O local só poderá ser frequentado por pessoas com idade superior a 12 anos e grupos de alunos do ensino médio e universidades da região. Os grupos têm de ter, no mínimo, 20 pessoas.
Os agendamentos podem ser feitos a partir das 9h, pelo telefone 4337-7777. A visitas ocorrerão somente às terças e quintas-feiras, em três períodos – manhã, tarde e noite. Os grupos são divididos por faixa etária, pois a literatura pedagógica é diferente para adolescentes e adultos. O CRT espera receber, em média, 120 visitantes por dia. A entrada é gratuita.
Na Sala Virtual, o visitante vai encontrar uma maquete com veículos, semáforos, prédios e bonecos em miniatura. As atividades são desenvolvidas em cabines eletrônicas – 20 no total. Através de óculos especiais conectados às cabines, a pessoa poderá observar todos os comandos do equipamento, como se estivesse dirigindo de verdade. Ao final da “aula”, o visitante saberá se cometeu alguma infração de trânsito. É que as máquinas possuem sensores capazes de apontar eventuais irregularidades, entre elas o excesso de velocidade. Antes das atividades o visitante participa de palestras e esquetes teatrais retratando o cotidiano de motoristas e pedestres. “Nosso trabalho é pedagógico. Ninguém irá ao CRT apenas para se divertir nos equipamentos. O objetivo é formar cidadãos cientes de suas responsabilidades no trânsito”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Gilberto Frigo, a quem o CRT está subordinado. O auditório onde são realizadas as palestras tem capacidade para 300 pessoas. Pioneiro no Brasil e na América Latina como parque temático, o CRT também desenvolve atividades educativas para crianças acima dos 5 anos. Ali, a garotada utiliza bicicletas para treinamento em espaço semelhante aos centros urbanos – com ruas, semáforos, placas de sinalização e faixas de pedestre. O CRT também promove todos os anos campanhas educativas e cursos de direção defensiva para taxistas e condutores de veículos escolares.
|