Hollywood está se preparando para uma guerra de formatos rivais da próxima geração de DVDs, mas a verdadeira batalha talvez esteja em manter os consumidores interessados em discos físicos de qualquer formato. "A ironia da guerra de formatos é que ela surge ao final da era da mídia física, que durou um século", disse Ted Schadler, analista da Forrester Research. "Embora um formato de vídeo de alta definição gere benefícios superiores aos dos discos de definição padrão atuais, nos filmes, como na música, os consumidores começam a se afastar dos discos", afirmou.
Os fornecedores de vídeo online e de vídeo sob demanda na televisão estão aproveitando essa tendência e a Apple Computer acirra a disputa com o tocador iPod para vídeos.
Mas as duas alianças rivais, comandadas pela Toshiba e pela Sony, continuam a apostar firmemente nos discos físicos e nos aparelhos capazes de oferecer imagens mais nítidas e novos recursos interativos. Uma guerra de formatos escancarada está em curso, depois do fracasso dos esforços de desenvolver um formato comum.
"Os consumidores estão trabalhando mais confortavelmente com maneiras alternativas de obter conteúdo e existe um senso de urgência quanto a difundir o conteúdo (em DVDs de alta definição) o mais rápido possível por esse motivo", disse Mark Knox, porta-voz do formato HD DVD, que a Toshiba espera lançar em fevereiro.
Mas na mais recente reviravolta da briga, a Warner Bros, por muito tempo simpatizante do HD DVD, decidiu na quinta-feira apoiar o formato Blu-ray, da rival Sony, acompanhando decisão semelhante da Paramount.
Um dos formatos terminará triunfando, dizem os profissionais do setor, como aconteceu na batalha entre os formatos de fita de vídeo VHS e Betamax nos anos de 1980. Mas dessa vez a verdadeira vítima podem ser os DVDs físicos como um todo.
"A cada mês que a batalha prossegue, mais e mais pessoas se acostumam a obter vídeo de outra maneira. É esse o verdadeiro inimigo, em meio a essa indecisão", disse Richard Doherty, analista da Envisioneering. Se os grandes estúdios de Hollywood decidirem lançar filmes nos dois formados de DVD, os consumidores terão de escolher qual padrão preferem. Mas quanto mais a batalha se prolonga, maiores são as chances de que fornecedores de conteúdo digital conquistem usuários com serviços de entrega de conteúdo pela Internet.
Segundo a Forrester Research, um em cada seis assinantes de TV a cabo nos Estados Unidos tem interesse em vídeo sob demanda. Esse número deve crescer conforme operadoras como a Comcast e Time Warner Cable aumentam suas bibliotecas de vídeos e adotam um modelo baseado em publicidade para os filmes, informou a companhia de pesquisa.
Além disso, o vídeo pela Internet está se espalhando rapidamente, com 46% dos internautas assistindo a conteúdo online e 9% afirmando que estão dispostos a pagar para assistirem vídeos pela Web, afirma a Forrester.
Facilitando o processo está a disseminação da band larga pelos EUA, onde analistas dizem que 62% dos lares terão conexões rápidas com a Internet até 2010, expansão de 29% em relação ao índice atual.
O presidente da Microsoft, Bill Gates, apóia o HD DVD, mas disse em uma entrevista anterior que a discussão pode ser a última do tipo para o setor. "Entendo que este é o último formato físico que existirá. Tudo será transmitido diretamente ou ficará em um disco rígido", afirmou Gates. "Então, dessa maneira, não é muito claro o que isso (a batalha pelo padrão de DVD) representa."
|