O prefeito de São Bernardo, William Dib, e os outros seis prefeitos do Grande ABC, entregaram hoje (10/3) ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, documento com oito reivindicações de interesse dos sete municípios da região. O encontro com Lula foi nas instalações da DaimlerChrysler, no bairro Paulicéia, em São Bernardo, durante café da manhã. Os sete prefeitos também solicitaram audiência ao presidente, nos próximos 60 dias.
“Foi um encontro fraterno do presidente da República com os trabalhadores e uma oportunidade de os prefeitos do Grande ABC entregarem as reivindicações de nossa região,” afirmou o Dr.Dib.
Na carta de reivindicações, elaborada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, os sete prefeitos pedem ao presidente a liberação de recursos para o início das obras do coletor tronco da bacia da represa Billings em Rio Grande da Serra, necessário para a recuperação ambiental de parte da represa. O projeto de R$ 23 milhões está concluído e licitado, e o contrato assinado já consta do orçamento federal.
Os outros pedidos dos prefeitos são oumprimento da participação do governo federal na construção do trecho sul do rodoanel Mário Covas; a viabilização do traçado sul do ferroanel, que atravessa o ABC; criação de um campus universitário federal e criação de um braço regional do BNDES para viabilizar recursos à implementação de ações e programas necessários ao desenvolvimento sustentável da região.
Do documento faz parte ainda a solicitação do reconhecimento institucional das Associações de Municípios para o planejamento e gestão de políticas públicas regionais; a criação de um núcleo de inteligência regional, patrulhamento aéreo, e geoprocessamento para planejamento e estratégias comuns, além de um sistema de informações e um núcleo de qualificação de profissionais e intercâmbio em níveis nacional e internacional, no combate ao crime organizado.
À tarde, Dr. Dib participou, com o presidente Lula, o governador do Estado Geraldo Alckmin, e os prefeitos da região, da inauguração da nova fábrica de polipropileno da Polibrasil, no pólo petroquímico de Capuava, em Mauá.
Em seu discurso, à tarde, o presidente da República elogiou os prefeitos do Grande ABC: “Possivelmente o ABC tenha marcado história, quando os prefeitos resolveram criar um fórum para debater o desenvolvimento do ABC. No Brasil falta fórum para discutir o desenvolvimento estratégico de longo prazo e sobretudo regional,” afirmou Lula.
|