A Nokia anunciou que o mercado dos chamados "smartphones", telefones móveis capazes de navegar pela Web e fazer algumas tarefas de computadores de mesa, deve dobrar em 2006. Para aproveitar essa expansão, a empresa lançou três modelos sofisticados. São dois novos celulares multimídia (N71 e N80) e um terceiro (N92) capaz de receber imagens de TV. Eles fazem parte da série N, destinada a um público de pode aquisitivo mais elevado. Os aparelhos têm recursos como câmeras de maior qualidade e tocadores de música com mais capacidade. O N92 é, mais que um celular, uma TV portátil com tela de 2,8 polegadas, que usa tecnologia DVB-H (Transmissão Digital de Vídeo - Porte Manual) para captar o sinal de TV diretamente das antenas das emissoras, e não pelas operadoras de telefonia. O celular pode gravar programas de TV, dar replay nos últimos 30 segundos de transmissão e também permite que o usuário interaja com a programação. Representantes da Nokia informaram que o aparelho deve ser vendido por cerca de 600 euros (cerca de R$ 1,6 mil) a partir do ano que vem.
O N71 permitirá ao usuário navegar na Web e tocar música. Além disso, poderá guardar informações e canções extras em cartões de memória. O gerente-geral da divisão de multimídia da empresa, Anssi Vanjoki, disse na conferência de Barcelona que o N71 será "um verdadeiro equipamento da Internet", com tela em tamanho razoável, tecnologia 3G e capacidade de usar banda larga sem fio. O telefone deve chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2006, a um preço estimado de 400 euros (US$ 480 dólares, ou pouco mais de R$ 1 mil), sem incluir impostos, nem subsídios.
O N80 permitirá ao usuário compartilhar vídeos e fotos por meio de seus televisores e tocar música nos aparelhos de som domésticos. Ele vem equipado com tecnologia móvel de terceira geração e oferece conexão banda larga WLAN, o que permite o uso da Internet em hotspots nos aeroportos e cafés que tenham redes sem fio de curto alcance, o que já é comum para laptops.
O N80 deve ser vendido por cerca de 500 euros - cerca de R$ 1,3 mil - sem taxas nem subsídios das operadoras a partir do primeiro trimestre de 2006.
A gigante finlandesa também anunciou um novo programa navegador da Web para os seus "smartphones", destinados principalmente a usuários de empresas. Ele oferece, em grau limitado, funções típicas dos PCs, como correio eletrônico.
Vendas subirão, prevê empresa.
"Eu fico tranquilo em dizer que esperamos que o mercado para equipamentos de convergência, como os "smartphones", dobrará para 100 milhões de unidades em 2006", afirmou o presidente-executivo da Nokia, Jorma Ollila, em uma conferência na Espanha. Ollila disse ainda que metade dos novos celulares fabricados pela Nokia em 2006 vão suportar a tecnologia móvel de terceira geração. A Nokia, que lidera os mercados dos aparelhos mais baratos, está criando novos modelos de médio e alto preço para tentar fazer frente aos seus maiores rivais, Motorola e Samsung.
Ollila disse que a Nokia vai entregar mais de 40 milhões de celulares com tocadores integrados de música neste ano e repetiu que pretende vender 100 milhões de celulares com câmera em 2005. Ele previu que quase três quartos dos celulares terão câmeras até 2009.
Analistas, entretanto, duvidaram da previsão de Vanjoki de que as primeiras redes de TV móvel estarão prontas e operando até meados de 2006.
"A indústria vai ter sorte em conseguir isso em 2008. Questões como direitos autorais, regulamentos e padrões precisam ser resolvidas antes", disse Ben Wood, analista da empresa de pesquisa Gartner.
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