A Globo teria decidido cortar a cena do beijo gay entre personagens de Bruno Gagliasso e de Erom Cordeiro no capítulo final da novela América por causa da Igreja Católica, segundo informações da coluna Zapping, do jornal Agora.Segundo a publicação, um importante religioso que tem ligação com a família Marinho, dona da emissora, teria sugerido que a cena fosse vetada.
A Central Globo de Comunicação não se manifestou sobre o assunto. Afirma que a direção da Globo optou pela abordagem que julgou mais apropriada para exibição numa novela das oito.
Em comunicado à imprensa, a emissora diz que "se orgulha por ter sido pioneira e por ser ainda a única emissora a se utilizar da sua teledramaturgia para sistematicamente tratar de questões relevantes da realidade da nossa sociedade".
"No que se refere ao beijo entre dois personagens do mesmo sexo no capítulo final de América, a direção da emissora, antes de qualquer gravação, recomendou a autora e a direção da novela para que a cena fosse escrita com a mesma sutileza e delicadeza com que o assunto foi tratado durante a novela. Foram apresentadas gravações, com diferentes formatos, que permitiam entender, com mais ou menos intensidade, que estaria ocorrendo um beijo. A direção da TV Globo, ainda assim, determinou uma mudança na versão escolhida, optando pela abordagem que julgou mais apropriada para exibição numa novela das oito. Com a certeza de que em nada prejudicou a mensagem geral que a autora passou sobre o tema", dia a nota.
|