A perspectiva de o Irã desenvolver armas nucleares preocupa os americanos, que duvidam que a Casa Branca possa resolver o problema, segundo pesquisa divulgada hoje pela rede de televisão "CNN" e o jornal USA Today.
A pesquisa, que entrevistou mil americanos entre quinta-feira e domingo, também apontou que o nível de aprovação do presidente George W. Bush caiu para 39%.
A consulta mostrou que 59% dos americanos pensam que o Irã pode usar armas atômicas contra os EUA, enquanto 80% disseram que os iranianos poderiam entregá-las a grupos terroristas.
O Irã anunciou que seu programa de desenvolvimento nuclear tem fins pacíficos, mas EUA, França, Reino Unido e Alemanha acham que seu objetivo é armamentista.
A pesquisa refletiu que 68% dos entrevistados pensa que deveriam ser aplicadas punições econômicas e diplomáticas ao Irã para impedir que o país siga adiante com seus planos, mas apenas 9% apontou a necessidade de uma ação militar.
Além disso, 69% disseram temer a possibilidade de o Governo Bush decidir recorrer à opção militar muito rapidamente.
Por outro lado, 67% dos entrevistados apontaram também estar preocupados que os EUA não tome medidas suficientes para impedir que o Irã desenvolva armas nucleares.
Essas inquietações com relação ao Governo dos EUA se refletiram numa nova queda no nível de aprovação do presidente Bush, de 42% para 39%, numa enquete similar feita entre a segunda e a quinta-feira da semana passada.
A pesquisa tem uma margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais, segundo a "CNN".
|