Guerra da tela plana esquenta e LCD ganha fôlego

 

Informática - 03/03/2006 - 23:48:21

 

Guerra da tela plana esquenta e LCD ganha fôlego

 

Da Redação com Reuters

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Consumidores estão comemorando a queda nos preços de televisores com telas grandes e ao mesmo tempo os fabricantes brigam para ver qual tecnologia se tornará dominante: telas de cristal líquido (LCD) ou de plasma. Com a queda nos preços, a demanda disparou no importante mercado de televisores com telas entre 40 e 44 polegadas. Analistas afirmam que os fabricantes de displays LCD provavelmente ganharão terreno em um segmento que antes era dominado pelos produtores de telas de plasma. "Os fabricante de telas de plasma farão o melhor para reduzirem custos e afastá-los, mas os produtores de LCD estão investindo agressivamente e deverão capturar uma boa parcela desse mercado de TVs grandes, especialmente acima de 40 polegadas", disse o diretor da empresa de pesquisa da indústria de TVs DisplaySearch, Hisakazu Torii. Empresas como a japonesa Matsushita Electric Industrial e a sul-coreana LG Electronics preferem usar telas de plasma para televisores com mais de 40 polegadas uma vez que a tecnologia é mais fácil de ser usada na produção em massa de aparelhos grandes. Isso dá ao plasma uma vantagem de custo ante os modelos LCD. As TVs de plasma usam minúsculos bolsões de gases superaquecidos para exibirem imagens, enquanto as com LCD usam cristais presos entre duas camadas de vidro. As telas LCD duram mais que as de plasma, mas não são tão brilhantes. Enquanto isso, a tecnologia de plasma tem um ângulo de visão maior, mas consome mais energia. Mas os preços para grandes telas LCD vão cair bruscamente este ano, com as enormes capacidades de produção que estão sendo implementadas e que reduzirão custos. Em 2005, o preço de um painel LCD de 40 polegadas caiu 36%, mais rápido que a queda de 31% ocorrida nas telas de plasma de 42 polegadas. A DisplaySearch espera que os preços recuem a taxas similares este ano, com as telas LCD de 40 polegadas e as de plasma de 42 polegadas sofrendo reduções de 25% nos preços. "Os preços de painéis de plasma mostrarão uma queda moderada nos preços no primeiro semestre por conta de demanda gerada pela Copa do Mundo de futebol. A redução vai acelerar no segundo semestre, por causa dos planos de expansão de fabricantes como LG.Philips LCD e Sharp", disse Lee Min-hee, analista da CJ Investment & Securities. Uma companhia que produz aparelhos nas duas tecnologias, Samsung Electronics, atualmente vende um TV de plasma de 42 polegadas por cerca de US$ 2,6 mil. Enquanto isso, o modelo LCD de 40 polegadas sai por menos de US$ 2,8 mil. "Qualquer coisa de 40 polegadas ou acima disso ainda é muito caro para os consumidores. Estamos fazendo investimentos para levar o preço para baixo", disse o vice-presidente sênior de relações com investidores da Samsung Electronics, Chu Woosik, durante o Reuters Global Technology, Media and Telecoms Summit, realizado em Hong Kong. A DisplaySearch prevê que as TVs LCD ficarão com 50% do mercado de televisores planos de 40 a 44 polegadas em 2009, comparado com 6% em 2005. A parcela do plasma cairá com isso de 71% para 49% nesse período. Entretanto, os fabricantes de plasma afirmam que os custos de produção mais baixos e imagens mais nítidas do plasma darão à tecnologia um lugar seguro no mercado. Empresas como Samsung SDI, LG Electronics e Matsushita também planejam investimentos pesados em aumento de capacidade produtiva, o que eleva temores sobre um eventual excesso de oferta. E na corrida por vantagem competitiva, os fabricantes de telas também estão investindo em Organic Light Emitting Diode (OLED), tecnologia de próxima geração para telas. A tecnologia é capaz de produzir telas com a espessura de uma folha de papel, responde mais rápido, produz imagens mais nítidas e consome menos energia. Fabricantes esperam que telas OLED substituam a tecnologia LCD em celulares a partir do próximo ano e eventualmente possam competir com TVs de plasma e LCD. A DisplaySearch espera que o mercado mundial para a tecnologia OLED cresça de US$ 518 milhões em 2005 para US$ 5,1 bilhões em 2009.

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