A Fundação Criança da Prefeitura de São Bernardo realiza duas inaugurações inéditas na região nesta segunda-feira, 13 de março. Pela manhã será aberto um Centro de Atendimento à Drogadição para Crianças e Jovens e à tarde será inaugurada uma casa-lar que abrigará crianças portadoras de necessidades especiais sem referência familiar ou que a família não tenha condições de mantê-los em casa.
O Centro de Atendimento à Drogadição “Novo Tempo” tem capacidade para abrigar até 15 crianças e jovens entre 9 e 18 anos por um período máximo de seis meses. A inovadora proposta do centro é um complemento ao trabalho realizado no Caps-AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas) para crianças e jovens.
O atendimento clínico é feito no Caps-AD e apenas os casos mais graves serão encaminhados ao Centro de Atendimento. No local, serão desenvolvidas atividades socioeducativas e terapêuticas para o tratamento dos jovens dependentes, incluindo o trabalho com seus familiares.
A inauguração desse serviço é resultado de uma proposta conjunta entre técnicos da Prefeitura de São Bernardo, o Ministério Público e sociedade civil. O centro de atendimento e o Caps-AD são apenas um dos novos serviços a serem implementados no município como parte do Plano Municipal de Combate ao Uso de Drogas.
Casa-lar – A Casa-Lar Criança abrigará até 10 crianças portadoras de necessidades especiais, em regime de abrigo. O espaço será referência para abrigar jovens que não tenham referência familiar ou que suas famílias não tenham condições de cuidar dessas crianças.
O serviço, inédito na região, permite o desenvolvimento pessoal e a inclusão social dessa criança. Os profissionais da casa buscam a reintegração desses jovens às suas famílias de origem. Os abrigados terão acompanhamento de equipe multi-profissional.
Inauguração do Centro de Atendimento à Drogadição “Novo Tempo”
Estrada Martin Afonso de Souza, 1.559 – Vila Balneário – São Bernardo
Data: 13 de março de 2006 às 11h
|