O prefeito de São Bernardo, William Dib, assinou convênio com a Associação Atlética Acadêmica da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), dia 8 de março, no Paço Municipal. A ação visa, entre diversos benefícios, a inclusão de 500 crianças e adolescentes carentes do município, entre 9 e 16 anos, pela prática do handebol.
O acordo terá duração de um ano, com possibilidade de renovação por mais dois. Fica a cargo da administração municipal de São Bernardo disponibilizar os espaços para a prática esportiva, bem como promover competições da modalidade entre os participantes do programa. Já a Universidade Metodista se encarregará de fornecer os profissionais da área e os uniformes, além da seleção dos beneficiados.
No primeiro momento, serão atendidas 500 crianças e adolescentes em dez centros esportivos do município: Baetinha, Baetão, Vila Areião, Batistini, Jardim das Orquídeas, Planalto, Jardim do Lago, Riacho Grande, Ferrazópolis e Centro de Treinamento Esportivo Cidade de São Bernardo (antigo Clube da Volkswagen). “A parceria, já existente, da Prefeitura com a Metodista fez São Bernardo ser conhecida nacionalmente pela excelência no handebol. Agora, estamos ampliando o convênio para a área social”, disse o secretário de Esportes, José Fiorizzi. “É mais uma opção de esporte que a Prefeitura está disponibilizando às crianças carentes do município”, completou.
Para o prefeito, o investimento em educação, esporte, cultura e lazer é o caminho para a justiça social e um dos motivos que fez de São Bernardo a terceira cidade do Estado de São Paulo que mais gerou vagas de emprego. Dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho mostraram um saldo de empregos de 13.963 vagas, com a admissão de 74.641 pessoas e dispensa de 60.678, entre janeiro de 2005 e janeiro de 2006. “O desenvolvimento econômico do município possibilita a melhoria das escolas públicas e investimento nos projetos sociais como Turma Cidadã, Peat e outros, dando ao jovem condições de igualdade na disputa por um emprego”, disse.
O pró-reitor administrativo da Universidade Metodista de São Paulo, Márcio de Moraes, agradeceu a confiança depositada pela Prefeitura na instituição e no seu trabalho. “A Metodista e a Prefeitura são parceiras há 14 anos. É difícil encontrar uma parceria tão longa. Isso só é possível devido ao trabalho sério realizado.”
Esporte – A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Esportes, atende 21 mil crianças e adolescentes em diversas modalidades esportivas, como basquete, vôlei, judô, xadrez e futebol, além dos jovens que participam dos eventos periódicos como Copa São Paulo, Campeonato José Rossi, Campeonato das Empresas e o projeto Cidadania na Praça, entre outros.
|