O presidente do partido PMDB, Michel Temer, disse hoje que acredita ser praticamente impossível o adiamento das prévias para a escolha do candidato do partido à Presidência da República, apesar de pressões de membros governistas. Ele afirmou ainda que as prévias serão mantidas independente do resultado da verticalização. Segundo ele, o PMDB precisa assumir uma identidade nacional e, por isso, sustentará a candidatura própria até o final.
Temer participa de uma reunião com integrantes da executiva do PMDB em Brasília, que terá a participação dos dois pré-candidatos do partido ao Planalto, Germano Rigotto e Anthony Garotinho. Na reunião, alguns membros governistas como Renan Calheiros e José Sarney estariam planejando a tentativa de adiar as prévias do partido, sob o argumento de esperar uma decisão sobre a verticalização.
"Mesmo com a verticalização, só consigo ver prós na nossa candidatura", rebateu Temer. Segundo ele, tanto Rigotto quanto Garotinho, têm grande chances de ir para o segundo turno e não são preocupantes as ações dos governistas em tentar adiar as prévias.
Sobre as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que gostaria de ter o o PMDB na sua chapa como vice, Temer disse que qualquer candidato gostaria de ter o partido como aliado. "Quem estiver do nosso lado, vai ganhar as eleições", declarou.
As prévias do PMDB serão realizadas neste domingo, em todas as capitais do Estados, das 9h às 17h. Cada um dos candidatos terá um fiscal por Estado. Após as 17h, os resultados estaduais serão mandados para o diretório nacional em Brasília.
Rigotto
Primeiro dos pré-candidatos a chegar ao encontro, Rigotto mostrou confiança de que vencerá as prévias. Ele disse que já tem maioria de votos do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. "Não tenho como perder esta prévia, dos grandes colégios eleitorais, só perco no Rio de Janeiro", disse.
Questionado sobre seu vice, caso fosse o vencedor, Rigotto disse que depende do resultado da verticalização, mas não descartou alianças com o PDT e o PPS. "Quando eu ganhar as prévias, aí vou começar a conversar com os outros partidos", finalizou.
|