Menos de duas horas após o início dos bombardeios a Bagdad, a televisão iraquiana transmitiu pronunciamento do presidente Saddam Hussein prometendo que “os inimigos serão humilhados”.
Usando uniforme militar, Saddam Hussein referiu-se ao presidente George W. Bush como “o júnior Bush” e prometeu que os “americanos sionistas” serão derrotados.
“Os inimigos perderão a paciência e a esperança”, disse Saddam, sinalizando pela primeira vez que uma guerra de resistência, prolongada, poderá ser a tática escolhida para enfrentar a invasão .
No pronunciamento, datado de 20 de março, Saddam referiu-se vários vezes às forças norte-americanas como sionistas, em claro propósito de colocar a ofensiva contra o Iraque no contexto do conflito entre Israel e palestinos.
O enviado da CNN a Bagdad, Nic Robertson, disse não duvidar que a imagem tenh sido realmente de Saddam Hussein, e não de um sósia, de vez que se tratou de pronunciamento relativamente longo pela televisão, em que sua voz e mesmo imagem, poderiam ser identificadas pelos iraquianos.
Não ficou claro, contudo, se o pronunciamento, mesmo datado de 20 de março, foi gravado antes do ataque dos mísseis Cruise, para divulgação quando fosse julgado oportuno
|