O sonho da Sony em libertar a TV do claustro da sala de estar está se tornando realidade com um aparelho que permite que o usuário assista, via computador, a transmissões de emissoras locais, mesmo se ele estiver a milhares de quilômetros de casa.
Imagine assistir ao noticiário local de sua cidade durante um vôo internacional ou ver a partida de seu time favorito no meio de uma viagem em outro país.
É o que promete um aparelho da Sony, que está conseguindo vendas elevadas e possui capacidade de conexão em rede via tecnologia sem fio WiFi ou por uma banda larga convencional.
O aparelho, uma caixa preta que se pluga à antena de TV de sua casa, converte os sinais das emissoras locais para o padrão de vídeo digital MPEG-4 e os envia pela Internet para o computador em que você estiver.
O dispositivo pode ainda se conectar ao console portátil da Sony PSP e celulares compatíveis com o produto serão lançados em breve.
"Eu quero colocá-lo em qualquer aparelho eletrônico que tem recursos de comunicação e uma tela", disse Satoru Maeda, diretor da divisão "LocationFree TV" da Sony, em entrevista.
Esta não é a primeira vez que a Sony tenta entrar nesse segmento de "mudança de local da TV". Há mais de cinco anos, a companhia lançou o Airboard, um aparelho de tela plana com conexão sem fio projetado para ser transportado dentro de uma casa e capaz de exibir sinais de televisão ou navegação pela Internet, sem necessidade de fios.
Mas a empresa não conseguiu atrair muita atenção dos consumidores, que se mostraram entusiasmados com a idéia, mas não estavam inclinados a pagar mais de 800 dólares pelo produto.
Agora, o novo LocationFree Base Station da Sony, vendido por 32 mil ienes (272,70 dólares) no Japão, parece ter acertado.
O produto é um sucesso entre japoneses com idades entre 30 e 40 anos, especialmente os que estão no exterior e querem assistir a seus programas favoritos. O produto pode ainda ser conectado a um gravador de DVD.
"As pessoas entram na loja pedindo o produto pelo nome. Ele praticamente se vende sozinho", disse um vendedor de uma grande rede de varejo de Tóquio.
A Sony vende o produto atualmente no Japão, Estados Unidos, Canadá, Taiwan e Coréia do Sul e planeja lançá-lo na Europa mais para o final deste ano. A companhia tem uma meta de vender no mundo 100 mil unidades fo aparelho neste ano fiscal.
|