Geraldo Alckmin, do PSDB, foi o candidato que mais conquistou votos em março, alcançando quase o mesmo número que o colega de partido José Serra tinha quando desistiu de concorrer à presidência da República, informa pesquisa de opinião divulgada pelo Jornal do Brasil neste domingo. Os dados publicados hoje fazem comparação com os índices da primeira rodada da pesquisa JB/IBPS, realizada no início do mês.O ex-governador de São Paulo tinha 26% das intenções de voto no início do mês e passou a ter 31% na nova pesquisa resultado próximo ao do percentual que Serra tinha quando saiu da disputa: 35%. O presidente Luís Inácio Lula da Silva subiu dois pontos na pesquisa e obteria hoje 44% dos votos.
O quadro ficou estável nas simulações para o segundo turno. Caso Alckmin chegue consiga adiar a definição do pleito, pode ameaçar a reeleição do presidente Lula. Na simulação com Alckmin, ainda nos primeiros dias de março, Lula aparecia com 53%, contra 47% do político paulista. Agora, a diferença é menor: passou para 52% a favor de Lula e 48% para o ex-governador.
Quando a presença do ex-governador do Rio Janeiro Anthony Garotinho é descartada na simulação, o atual presidente se aproxima bastante dos pontos necessários para ganhar ainda no primeiro turno.
Levando em conta a concorrência do político fluminense no segundo turno, o cenário permanece tranqüilo para Lula, que ganha por 65% a 35%, computados só os votos válidos.
Baseada em 2.009 entrevistas realizadas entre 23 e 30 de março, em todo o país, a pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 3646/2006.
|