Dia 17 de maio, às 20h, no Teatro Cacilda Becker, o prefeito de São Bernardo, William Dib, fará a assinatura do convênio entre a Prefeitura e a Fundação Volkswagen para a realização dos projetos Encantar na Escola – através da parceria com o Instituto Bacarelli, Estudar Pra Valer e Entre na Roda – ambos em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que são voltados aos professores e alunos da rede municipal de ensino.
Idealizada e fundada em 1979 pela matriz alemã, e responsável por canalizar as ações sociais da empresa, a Fundação Volkswagen tem a missão de contribuir para a melhoria da educação, potencializando a gestão escolar, a formação de professores e a aprendizagem de alunos de escolas públicas do ensino fundamental, priorizando comunidades de baixa renda de cidades onde a Volkswagen possui instalações fabris.
A assinatura do convênio para o projeto Encantar na Escola vai possibilitar a participação de mais 520 alunos do município no programa Coral na Escola, desenvolvido há cinco anos pela Prefeitura, e que hoje atende cerca de dois mil alunos de ensino fundamental em 37 unidades escolares. Com a parceria da Fundação Volkswagen, serão formados mais oito grupos, com 65 alunos cada, de quatro escolas do município: EMEB José Luiz Jucá, EMEB Marineida Meneghelli de Lucca e EMEB André Ferreira.
Já o projeto Estudar Pra Valer tem como objetivo contribuir com a formação de professores das séries iniciais de redes públicas e propiciar o aprendizado da língua portuguesa a todos os alunos. São realizados encontros de formação aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos da Secretaria de Educação, bem como acompanhamento das atividades em sala de aula. É oferecido aos professores material de apoio para os encontros, bem como fichas para seus alunos realizarem as atividades em sala de aula.
O projeto Entre na Roda visa promover e incentivar a cultura de valorização da leitura na escola e na comunidade, por meio da formação de professores, técnicos educacionais e voluntários. Em São Bernardo, o projeto está sendo desenvolvido com dois grupos de educadores, sendo um formado por educadores de 19 creches conveniadas com a Prefeitura, e outro com Professores de Apoio às Bibliotecas Escolares Interativas (PABE), profissionais das bibliotecas públicas e representantes da Fundação Criança. Além de financiar o projeto, a Fundação Volkswagen doou a cada creche participante um baú com um acervo de 200 títulos infantis.
Tanto o projeto Estudar Pra Valer quanto o Entre na Roda já estão sendo realizados desde maio do ano passado em São Bernardo. A vigência dos dois convênios será até dezembro de 2006, podendo ser prorrogada.
|