Mozilla lança versão alfa adicional do novo Firefox com recurso para prevenir que o internauta caia em sites fraudulentos. A capacidade antiphishing, desenvolvida em conjunto com o Google e batizada pela Mozilla de "Navegação Segura", é uma das funções chave do Firefox 2.0 e um dos motivos do lançamento da terceira versão alfa do navegador.
A ferramenta incluída no novo alfa, Google Safe Browsing, é licenciada triplamente, por uma Licença Pública Mozilla, uma licença GPL 2.0 e uma LGPL. A função antifraude também está inserida na Google Toolbar, que está disponível tanto para Firefox quanto para o Internet Explorer.
O recurso "Navegação Segura" checa se o site visitado está presente em uma lista regularmente atualizada de sites conhecidos por phishing, um tipo de fraude na internet onde o usuário é levado a inserir dados importantes em páginas falsas. A lista pode ser baixada automaticamente através do próprio navegador ou conferida opcionalmente em uma página do Google que relacionará os malfeitores conhecidos.
A versão 7 do Internet Explorer também deverá ter recursos contra este tipo de fraude. A primeira versão beta do Firefox 2.0 está prevista para este mês, informa o site InternetNews.com.
|