Nesta terça-feira, 1º de agosto, o Instituto Sou da Paz apresentará um diagnóstico sobre a violência e a criminalidade em São Bernardo do Campo. O estudo foi conduzido por uma equipe do Instituto Sou da Paz, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Prefeitura de São Bernardo e vai subsidiar a idealização de um plano de segurança para o município.
O diagnóstico combina a análise de dados quantitativos (como estatísticas de crimes e locais de maior incidência) com dados qualitativos, colhidos a partir de entrevistas junto às polícias Civil e Militar, à Guarda Municipal, às secretariais municipais e entidades não-governamentais que desenvolvem programas relacionados à prevenção da violência.
A iniciativa de realizar este diagnóstico surgiu da percepção de que o município tem um papel fundamental no enfrentamento da violência e da criminalidade, especialmente no que diz respeito à prevenção de crimes e promoção da segurança nas comunidades. Ações de urbanização como a iluminação, pavimentação e reforma de ruas e espaços públicos abandonados, iniciativas que estimulem a convivência pacífica e a organização social, e até mesmo o planejamento da atuação da Guarda Civil Municipal aparecem no diagnóstico.
O estudo foi balizado na crença de que para enfrentar a violência e reduzir índices de criminalidade, é preciso circunscrever o problema, identificando os tipos de crimes mais comuns, onde, quando e em que circunstâncias ocorrem. Com isso, é possível planejar ações e concentrar esforços em áreas mais críticas, e a chance de sucesso destas ações é muito grande. O estudo conseguiu identificar, por exemplo, locais de concentração de roubos e furtos de veículos, dias, horários e locais de maior concentração de homicídios e grupos mais vulneráveis à violência. Ao cruzar estes dados com programas oferecidos pela Prefeitura e ONGs, notou-se que há poucas iniciativas voltadas para regiões e públicos mais vulneráveis, o que pode indicar um caminho de ações.
A apresentação do Diagnóstico da Violência e Criminalidade em São Bernardo do Campo, com a presença do prefeito William Dib, e do diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Denis Fernando Mizni, acontece nesta terça-feira, 1º de agosto, a partir das 10h, na Prefeitura de São Bernardo (Praça Samuel Sabatini,50) - Salão Nobre, 19º andar.
|