O governo irá editar nos próximos dias uma medida provisória que desonera a indústria de semicondutores com o objetivo de atrair investidores em meio à implantação da TV digital no país. A informação foi dada a jornalistas nesta segunda-feira pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, após encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Em seguida, a assessoria do ministério confirmou a informação. Aécio não deu detalhes sobre o conteúdo da MP. Na semana passada, o tema desoneração gerou controvérsias no governo. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse à imprensa que a União estava concluindo um pacote com reduções de impostos federais, tendo como um dos objetivos justamente atrair investimentos em semicondutores ao país.
Mas o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Júlio Sérgio Gomes de Almeida, afirmou na quinta-feira que "nem que o governo arriasse as calças" seria possível aliviar até o final do ano a indústria de semicondutores. No mesmo dia, no Rio Grande do Sul, Mantega falou da intenção do governo de desonerar a produção nesse setor, mas não mencionou prazo.
Ele sinalizou que a isenção tributária poderia ser total nesse caso, já que o projeto estaria ligado à necessidade de suprir uma demanda por equipamentos até o momento inexistentes no país.
|