Venda global de TV com LCD dispara 135% (Reuters) As vendas mundiais de televisores com telas de cristal líquido (LCD) saltaram 135% no trimestre de abril a junho em relação ao mesmo período do ano passado, para um recorde de 9,4 milhões de unidades. O crescimento foi liderado pela Philips Electronics, com uma participação de 13,5%, informou uma empresa de pesquisa.
As TVs com telas LCD foram responsáveis por 22% do mercado mundial de televisores no segundo trimestre do ano em termos unitários, acima dos 17% no primeiro trimestre, afirmou a empresa norte-americana de pesquisa DisplaySearch.
Os televisores com telas planas, LCD ou plasma, têm registrado demanda explosiva nos últimos anos, motivada por pessoas que estão trocando seus aparelhos volumosos com tubos de raios catódicos (CRT) e pela queda drástica nos preços.
Atrás da Philips, a Samsung Electronics aparece em segundo lugar, com fatia de 13,1%, superando a Sharp, que ficou com participação de 11,8% e o terceiro lugar.
Em termos de receita, os fabricantes também tiveram aumentos pois estão mudando o foco para modelos com telas maiores, que têm margens maiores.
As receitas mundiais com vendas de TVs LCD subiram 138% no ano, para um recorde de US$ 11,3 bilhões no segundo trimestre, representando 47% do mercado mundial de televisores.
A Sony manteve a liderança mundial do ranking de fabricantes de TVs LCD em termos de valor, com participação de 16%, seguida de perto pela Samsung, com 15,4%, e Philips com 11%.
|