mensagem que está circulando na internet usa a determinação gover-namental sobre as movimentações acima de cinco mil reais (que devem ser comunicadas pelos bancos à Receita Federal) como desculpa para “verificar a veracidade de cada endereço fornecido por seus clientes, a fim de verificar a autenticidade dos mesmos” (sic), e dá o prazo de 48 horas para o correntista confirmar seus dados. Em seguida, indica o endereço (http://itau.ath.cx) onde o internauta deve realizar a tal confirmação de dados.
É tudo mentira, e da grossa - confira na imagem abaixo. O tal endereço imita quase com perfeição o ver-dadeiro site do Itaú, com introdução em Flash e tudo o mais (como o banco costuma fazer), mas peca ao solicitar, logo na home, a senha do cartão e a senha eletrônica do cliente (o que o Itaú e nenhum outro banco mais faz hoje em dia, por motivos para lá de óbvios de segurança). Além disso, o Itaú só pede a senha do cartão uma vez que o cliente, já conectado, queira realizar alguma transação bancária. Para acesso ao Itaú Bankline, só é solicitada a senha eletrônica. Mais uma coisa: existe, sim, um Paulo Setubal. Mas ele não faz parte da diretoria do banco. Em nota oficial, o banco esclarece que “nunca se utiliza deste tipo de procedimento para encaminhar aos correntistas quais-quer orientações, se comunicar com os mesmos ou mesmo para proceder a atualizações dos programas que oferece”, recomenda o uso de anti-vírus e sugere que o internauta exclua imediatamente o referido e-mail, “objetivando a segurança e integri-dade das informações contidas em seu equipamento”. Caso semelhante aconteceu há poucos dias com o Banco do Brasil e, mesmo, com um dos maiores bancos da Austrália, o Commonwealth Bank. Nunca é demais lembrar: não é bom confiar neste tipo de mensagem, que são elaboradas com perfeição por seus criadores com o único propósito de enganar as pessoas e roubar informações confidenciais. Em caso de dúvida, é prudente conferir ligando para sua agência bancária para falar com seu gerente.
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