A Corel anunciou na segunda-feira que comprará a InterVideo por US$ 196 milhões em dinheiro para fortalecer seu portfólio na área de softwares multimídia. Os softwares da InterVideo permitem que os usuários gravem, editem e toquem vídeo digital.
As ações da companhia dispararam 31,7 por cento após o anúncio do negócio. "É algo em que vínhamos trabalhando e pensando por algum tempo", disse o presidente-executivo da Corel, David Dobson, à Reuters. "A aquisição da InterVideo nos traz áudio e vídeo, o que é uma complementação maravilhosa para nossos produtos de imagem digital."
Dobson informou que a InterVideo encerrou 2005 com US$ 109 milhões em receitas, mas que a lucratividade da companhia não é tão boa quando a da Corel.
A Corel, que viu sua sorte mudar no final da década de 1990, em meio à dura competição de gigantes da indústria como a Microsoft, entrou em relativa obscuridade depois que seu capital foi fechado pelo grupo norte-americano Capital Corp. A empresa reingressou nos mercados de ações este ano, depois de realizar uma oferta pública em maio.
A Corel aliou-se com algumas das maiores companhias de computadores e eletrônicos do mundo, incluindo Dell e Hewlett-Packard, para expandir seu mercado. Dobson informou que a compra da InterVideo também deve ajudar nesses esforços. A presença asiática e européia da InterVideo também dá à Corel um alcance geográfico maior. Dobson informou que a Corel continua buscando alvos de aquisição.
|