A Microsoft pretende simplificar a "desatualização" de computadores com Windows Vista, permitindo que voltem a funcionar sob Windows XP. A empresa visa a atender a solicitações de muitos de seus clientes corporativos, que não se sentem confortáveis ou tecnicamente prontos para as exigências da nova versão.Segundo Mary Jo Foley, colunista da ZD Net especializada em Microsoft, pelo procedimento atual todos os integradores de PCs, os chamados OEM, precisam contatar a empresa de Bill Gates sempre que é necessário um downgrade desses. Com o novo processo simplificado, os OEMs podem enviar à Microsoft, pela internet, um conjunto de solicitações. Apenas os 170 maiores integradores OEM terão esse privilégio. Para o usuário final, as únicas versões do Windows Vista que podem ser revertidas são o Vista Ultimate e o Vista Business.
Já o site CRN aponta um problema operacional curioso na Microsoft quanto a esses procedimentos: o suporte técnico, localizado na Índia, não havia sido informado de que o downgrade seria possível. Com isso, muitos dos usuários foram impedidos de efetuar a operação, porque o suporte indiano recusava-se a fazer a ativação do Windows XP. O problema, no entanto, já foi resolvido.
A Microsoft disponibilizou um documento em PDF descrevendo o processo, disponível pelo atalho dtmurl.com/auq. Sobre o assunto, e aludindo ao fato de que o Vista não foi adotado em larga escala até aqui, Mary Jo ainda alfineta: "não chegaria ao cúmulo de dizer que o Vista é um Windows Me 2. Mas, por outro lado, eu não quereria estar na pele de um revendedor Windows neste momento".
|