Um problema no sistema de comunicação do Cindacta 4, que abrange toda a região Norte do País, interrompeu a operação de vôos internacionais no Brasil durante a madrugada deste sábado e afeta os vôos nesta manhã. De acordo com a Infraero, cinco vôos que partiram do Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, tiveram de retornar a São Paulo devido ao problema.
Por volta das 0h30, a entrada e saída de aviões pela região Norte foi interrompida. Os vôos que estavam em operação foram obrigados a pousar. O problema se estendeu por aproximadamente duas horas e já foi resolvido, mas as operações só devem se normalizar ao longo do dia.
A Infraero não confirmou quantos vôos internacionais foram prejudicados pela falha no Cindacta. A falha afeta as operações com destino aos Estados Unidos e à América Central. Aeronaves que vinham dos Estados Unidos
Duas aeronaves da American Airlines, que partiram de Guarulhos com destino a Dallas e a Miami (EUA), tiveram de pousar no aeroporto de Manaus (AM), onde permaneceram por aproximadamente 5 horas. .
Segundo a Globoneww, um vôos que partiu dos Estados Unidos com destino ao Aeroporto de Guarulhos retornou à origem, devido à falha no Cindacta 4. Outros vôos também teriam voltado por conta dos problemas.
Durante a manhã, más condições climáticas também fizeram com que o aeroporto de Manaus operasse com o auxílio de aparelhos. Doze vôos foram cancelados: seis partidas e seis chegadas.
O Cindacta 4 controla o tráfego aéreo no Amazonas, Roraima, Mato Grosso e parte do Pará.
|