A Fundação Criança da Prefeitura de São Bernardo do Campo lançou nesta segunda-feira, 13 de agosto, no Anfiteatro Paulo Teixeira de Camargo, na Faculdade de Direito de São Bernardo, a cartilha “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes – No caminho da prevenção”. O material foi elaborado em parceria com o Crami (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD) e será distribuído a profissionais das secretarias da Saúde, Educação e Cultura, da própria Fundação e profissionais de entidades beneficentes, que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. A publicação faz parte do trabalho realizado no município para acabar com o abuso e exploração infantil.
De acordo com a diretora presidente da Fundação Criança, Marlene Bueno Zola, o objetivo da cartilha é orientar educadores e profissionais da saúde que tenham contato com crianças e adolescentes a conhecer, detectar e denunciar casos de violência e abuso sexual.
A cartilha elenca as formas de violência sexual, indica a rede de serviços à disposição no município e dá dicas de como perceber os sinais da violência sexual, o que fazer diante da constatação de um caso e como abordar a criança e o adolescente, por exemplo.
A publicação foi lançada durante o Encontro Municipal Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que contou com a presença da primeira-dama do município, Marilda Dib, e do diretor técnico do Crami, Ronaldo Vasque.
Durante o evento, os participantes assistiram três palestras sobre violência e abuso sexual. A primeira foi proferida pela médica Maria Auxiliadora Vertamatti, coordenadora do Programa de Atenção à Violência e Abuso Sexual da Prefeitura de São Bernardo (PAVAS), que falou sobre os aspectos médicos da violência sexual. Em seguida a coordenadora do Crami, Lígia Caravieri, que também é autora da cartilha, falou sobre os aspectos psicológicos nos casos de abuso sexual. Para finalizar o encontro a coordenadora da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, Carolina Rocio Klomfahs, apresentou a rede municipal que trabalha e atende os casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.
|