Com o Fiat Punto, o designer do século Giorgetto Giugiaro e o Centro Stile Fiat criaram um carro distinto, único, que se destaca na multidão. Um carro dinâmico que, mesmo parado, dá a impressão de movimento. As linhas esportivas e fluidas insinuam sua esportividade e, ao mesmo tempo, exibem a precisão de suas formas.
A singular personalidade do Fiat Punto fica evidente em sua dianteira esguia, que transmite grande dinamismo. É uma dianteira forte, digna de um esportivo puro-sangue, na qual os faróis alongados se inserem criando uma tensão que exige movimento. Já a traseira traz linhas que equilibram a dianteira agressiva, mostrando um veículo sólido, estável, robusto. O resultado final é um carro marcante, que chama a atenção parado ou em movimento.
Se, por um lado, o estilo do Fiat Punto encontra suas raízes nas tradições mais nobres do automobilismo italiano, por outro ele reinterpreta a história com um tom contemporâneo, completamente original.
Na dianteira reside a alma esportiva do Fiat Punto. O capô mais largo e o pára-brisa sobressaem quase que como um único elemento: eles praticamente se fundem em uma linha fluida e provocante de grande elegância, acentuando o caráter esportivo do carro. A linha afilada do capô só termina na grade, que estabelece o limite com o pára-choque.
Visto de frente, o Fiat Punto se transforma em um jogo de formas geométricas. As bordas da grade ganham continuidade na tomada de ar, construindo um trapézio de cantos arredondados que transmite grande energia. Os cantos superiores da grade unem-se visualmente ao canto inferior dos faróis em forma de gota, traçando uma linha que só termina no pára-brisa. E o nicho do pára-choque que embute os faróis de neblina tem unidade visual com a face externa dos faróis e com as laterais do carro. Quanto mais se olha o Fiat Punto, mais a sutileza dos detalhes estilísticos é vislumbrada e apreciada.
Na lateral, igualmente, o estilo do Fiat Punto brinca com a percepção. Da ponta do capô até o teto, o perfil do carro é uma diagonal contínua que dá bem a noção de sua vocação esportiva. Essa linha termina na traseira robusta e praticamente vertical: a revelação de que o Fiat Punto pode, com igual desenvoltura, acolher passageiros, desempenhar tarefas no dia-a-dia, ser um companheiro no trânsito.
Da base dos faróis até o final do carro, um grande vinco corta a lateral, demarcando sua cintura alta. Ele estabelece os diferentes planos do carro e também embute as discretas maçanetas cujo formato parece uma miniatura de sua silhueta. Acima dele, corre outro vinco que começa na curva externa dos faróis e só termina sob as lanternas traseiras. Essas linhas que transpassam a lateral dão impressão de intenso dinamismo e movimento.
Um detalhe original de nítida inspiração retrô – afinal, o Fiat Punto sintetiza em si a melhor tradição do design italiano – são os vidros triangulares à frente das portas dianteiras. Eles não se abrem como os antigos quebra-ventos, mas é um recurso estilístico que alonga o carro, reforçando ainda mais sua imagem de energia. Já os espelhos retrovisores externos foram inspirados nos modelos de F-1. Com contornos esportivos, eles inserem-se entre os vidros triangulares e as janelas das portas, constituindo um elemento aerodinâmico.
Na traseira, a sensação é de grande solidez e confiabilidade – é onde se vê um carro musculoso, o que também acaba por ressaltar sua esportividade como um todo. As lanternas, de formato poligonal, são inseridas no alto das colunas traseiras, oferecendo excelente visibilidade para quem vem atrás.
O teto afilado termina como se fosse um aerofólio. Ele incorpora o brake-light e, juntamente com as lanternas, emoldura o vidro retangular que oferece excelente visibilidade. Reforçando a impressão de robustez, o grande pára-choque envolvente protege toda a traseira. Em sua parte inferior há nichos que embutem as luzes de ré. A tampa do porta-malas é lisa e limpa – só se vêem as logomarcas Fiat e Punto.
Com tamanho esmero estilístico, o Fiat Punto é um carro que desperta emoções intensas. Suas formas agressivas e esguias, elegantes e concisas, pedem para serem vistas. Ele existe para estar em movimento, para ser provado. Mas mesmo parado, provoca. Em suma, um carro belíssimo que nasceu para ser dirigido e admirado.
Não só o exterior do Fiat Punto reflete um novo conceito de esportividade como também detalhes de seu interior, que concilia funcionalidade, aproveitamento inteligente de espaço, qualidade e refinamento – e, independente da versão de acabamento, sempre mantendo uma perfeita unidade visual com a carroceria. O resultado é um bom espaço e um nível de conforto mais condizente com modelos de segmentos superiores.
Aqui, função e forma trabalham juntas para criar um espaço onde dirigir deixa de ser uma tarefa para se transformar em prazer. Ótima visibilidade oferecida pelas grandes áreas envidraçadas e pelos espelhos retrovisores, bancos ergonômicos, um ambiente luminoso e arejado, todos os comandos ao alcance da mão: nada distrai a atenção do motorista, e tudo contribui para que ele aproveite cada momento da experiência especial de dirigir este carro.
É no interior que o Fiat Punto desenvolvido no Brasil se diferencia do modelo europeu. As cores e texturas internas foram adequadas para o gosto do cliente local. E, para agradá-lo ainda mais, foram criados novos porta-objetos: o aproveitamento ainda mais racional do espaço interno resultou em um segundo porta-luvas, acima do original, e em bolsas nas portas dianteiras, que acomodam até garrafas pequenas, nas laterais e atrás dos encostos dos bancos dianteiros.
O acabamento é esmerado, as cores são harmoniosas, os detalhes são pensados um a um – da trama dos tecidos à textura do console, nada é por acaso, e tudo se soma para ampliar a sensação de bem-estar e envolver o cliente brasileiro.
Veja as fotos do Fiat Punto no link abaixo.
|