A Intelbras acaba de disponibilizar, em versão beta, uma solução de SoftPabx na área corporativa utilizando Software Livre. O projeto Disc-OS oferece uma plataforma PABX contando com uma interface de uso simples e rápido.
Uma das propostas é facilitar a vida dos desenvolvedores e integradores brasileiros com uma versão completa em português desde a interface de instalação até a utilização de facilidades por meio de menus em áudio como, por exemplo, acesso ao correio de voz.
Segundo o supervisor do projeto, Carlos Eduardo Zander, a solução consiste em um microcomputador dedicado com software Disc-OS desenvolvido especialmente para as necessidades e particularidades do mercado nacional, atuando como uma central PABX, operando em VoIP. O SoftPabx pode ser conectado à rede pública de telefonia por meio de gateways, atas, placas com entroncamento analógico ou digital e os ramais por meio de telefones IP, atas e softphones.
Suportado pelo lineup de produtos IP, com destaque para as linhas de atas, telefone IP, modens e telefone USB, a Intelbras comercializará, a partir do próximo mês, placas para entroncamento digital E1 que permitirão funcionamento completo da solução de SoftPabx.
O Disc-OS permite gravações de conversas em ramais IP, possui monitor de entroncamento digital E1 integrado (ferramenta que auxilia na avaliação e manutenção dos entroncamento digitais na própria interface que o administrador está utilizando) e possibilita conferência com mais de três pessoas.
O correio de voz incorporado ao SoftPabx, além de armazenar a mensagem, ainda permite seu envio para o e-mail do ramal de destino. A criação de unidades de resposta audíveis (URAs) para atendimento digital também fica mais fácil com o configurador Disc, pois se pode implementar com rapidez e de forma simples vários níveis de atendimento.
O áudio de voz do aparelho é todo em português, com mais de 400 mensagens neste idioma. "As interfaces para o administrador e usuário são via web e sem complexidades por conta do configurador Disc. A solução amplia as vantagens de uma central e conversa com várias ferramentas de comunicação IP, o que conta muito hoje em tempos de convergência", complementa Zander em um comunicado para a imprensa.
|