A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, vai oferecer o pacote de serviços online da Microsoft, Windows Live, em seus aparelhos. O pacote inclui serviços como email e mensagens instantâneas.
Microsoft, Yahoo e Google estão competindo para conseguirem um valioso lugar nas telas dos celulares, de modo que os usuários possam utilizar seus serviços sem terem que acessar o programa de navegação pela Web de seus aparelhos.
Os serviços da Microsoft se integrarão com os programas existentes da Nokia, permitindo que os usuários sincronizem contatos de agenda do Windows Live com os existentes na memória do celular, por exemplo.
Os donos de celulares multimídia da Nokia poderão fazer download do pacote do Windows Live, que inclui softwares que dão acesso a serviços como publicação de fotos em blogs.
A Nokia planeja que seus celulares mais baratos tenham o pacote da Microsoft no próximo ano.
O serviço estará disponível para os usuários de cinco celulares multimídia da Nokia, entre os quais estão o N95 e o N73, em 11 países europeus e do Oriente Médio.
Ambas as empresas informaram que os serviços serão gratuitos no início, mas poderão ser cobrados mensalmente no futuro.
Microsoft e Nokia não revelaram como pretendem dividir as receitas geradas pelo acordo, mas informaram que o faturamento com publicidade não será compartilhado.
Ambas as empresas, que eram ferrenhas competidoras por causa dos sistemas operacionais rivais que produzem para celulares, assinaram um primeiro acordo de cooperação em 2005, para colocar o player Windows Media nos celulares da finlandesa.
No início deste mês, a Nokia informou que vai começar a usar a tecnologia de proteção contra cópias da Microsoft em suas plataformas de software para ampliar o uso de música e vídeos em celulares.
"Existiram comentários de que a Nokia e a Microsoft estariam em algum tipo de guerra", disse Jari Pasanen, vice-presidente de estratégia e tecnologia da unidade de negócios multimídia da Nokia. "Mas este não é o caso."
|