A Honda superou os conceitos de requinte, desempenho, conforto e segurança em seu sedã de luxo, o Honda Accord, que foi totalmente reprojetado na sétima geração e chega agora ao Brasil. Desenvolvido com a mais moderna tecnologia e seguindo altos padrões de exce-lência, o modelo manteve a perfor-*mance, a sofisticação e a qualidade que lhe garantiram prestígio em um dos mercados automotivos mais concorridos do mundo, o norte-americano.
Para satisfazer os clientes mais exigentes, o modelo, que está disponível no Brasil na versão EX, ganhou um design ousado e moderno, além de inovações tecnológicas como o novo motor 2.4 litros i-VTEC (Intelligent Variable ValveTiming Electronic Control) de 4 cilindros, que gera 158 cv (cavalos) de potência, 8 cv a mais que a versão anterior, e torque de 22 kgfm a 4.500 rpm, além da transmissão automática de 5 velocidades, que substitui a de 4 marchas. O redimensionamento da suspensão beneficiou a dirigibilidade e a estabilidade, enquanto o novo chassi, mais rígido, diminuiu os níveis de ruído e vibração internos.
A busca da perfeição e a vocação para o prazer de dirigir e o conforto estão presentes no Honda Accord. Além do amplo espaço interno, com diversos nichos para guardar objetos, e do acabamento superior, o painel conta com instrumentos de fácil visualização e acionamento. Por todas essas qualidades, a evolução do Honda Accord cria um novo conceito de estilo, desempenho e sofisticação em automóveis, que irá superar as expectativas dos consumidores brasileiros.
Design externo
Quando os projetistas começaram a criar o novo Honda Accord, o objetivo era desenvolver um carro com aparência ágil e vigorosa. Como tema do design, foi escolhido o leopardo, em razão do seu corpo brilhante e dos músculos dianteiros e flancos musculares visivelmente fortes. Por isso, o modelo apresenta um estilo ao mesmo tempo agressivo e harmônico, sobretudo na dianteira, evidenciada pelos faróis geométricos e pelos cantos lapidados.
Aerodinâmica
A carroceria do Honda Accord alia design externo atraente e ótimo desempenho aerodinâmico, com um índice de coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,30, enquanto que o da geração anterior é de 0,33. Além de possibilitar uma estabilidade superior, o novo desenho do modelo ajuda a reduzir o acúmulo de sujeira em algumas partes da carroceria e a turbulência causada pelo vento exter-no, diminuindo, conseqüentemente, o ruído interno. Nesse sentido, os limpadores de pára-brisa foram embutidos, os braços dos limpadores remodelados e os retrovisores, redesenhados.
Design interno
O projeto do novo Honda Accord aper-feiçoou os atributos de sofisticação, conforto e design que fizeram do modelo um dos mais vendidos do mercado norte-americano. As mudanças priorizaram sobretudo a emoção ao dirigir.
Na sétima geração, o Accord ganhou um habitáculo muito mais amplo em áreas-chave. Tanto na dianteira quanto na traseira, a distância entre o assoalho e o teto foi aumentada. O motorista tem mais espaço para o joelho, ao passo que o passageiro do assento traseiro ganhou uma área livre maior para os pés.
Os assentos foram reprojetados para diminuir a fadiga dos ocupantes em viagens longas: os dianteiros têm regulagem elétrica de distância e inclinação, enquanto o do motorista conta também com a regulagem elétrica de altura.
O painel de instrumentos utiliza uma iluminação progressiva, idealizada para manter um diálogo com o motorista. Quando a porta é aberta, a luminosidade do painel vai a 10%, uma espécie de “boas-vindas”. Quando a chave é colocada na ignição, a iluminação vai a 100%, em um segundo. Ao dar a partida, os ponteiros e as luzes do painel de instrumentos se acendem, indicando que todos os sistemas estão prontos.
O sistema de áudio é composto por CD changer com capacidade para seis CD’s, rádio AM/FM e seis alto-falantes.
Segurança
Um dos aspectos mais valorizados no novo Honda Accord é a segurança. A utilização de aço de alta resistência em 48% da estrutura do monobloco, juntamente com áreas de descarga cuidadosamente projetadas para a carroceria, contribui para a manuten-ção da integridade do compartimento do passageiro durante uma colisão.
Em uma colisão frontal severa, o novo sub-chassi de aço, que suporta a unidade de motor/transmissão e os braços inferiores dianteiros, pode se mover para trás de forma controlada, dispersando melhor a força do impacto.
Motor e transmissão
Representando uma combinação moderna de desempenho e economia, o motor DOHC i-VTEC 2.4 litros 16V que equipa o novo Honda Accord é uma amostra da mais alta tecnologia Honda, oferecendo os mais altos níveis de aceleração e eficiência no consumo de combustível, com o mínimo de emissão de poluentes, embora tenha recebido potência (5%) e torque (5%) adicionais. O motor incorpora grande quantidade de tecnologias avançadas, evidenciadas pela adoção do mais recente sistema de controle de válvulas inteligentes (i-VTEC), uma evolução do sistema VTEC (Controle Eletrônico de Sincronização e Abertura Variável das Válvulas), que contribui para o ajuste de fase contínuo da entrada do eixo de comando das válvulas de admissão.
Suspensão
A evolução do Honda Accord impôs revisões significativas à geometria da suspensão, para incrementar o controle da carroceria sob aceleração e desaceleração, curvas fechadas e abertas, em manobras rápidas, melhorando a estabilidade em curvas. Esse processo de recalibragem envolveu uma mudança de compri-mento dos braços de controle e dos pontos de localização em ambas as extremidades do carro. No conjunto, as mudanças transformaram a dinâmica de condução do Honda Accord, reduzindo a tendência à inclinação.Ao aumentar os ângulos antimergulho e antilevantamento dianteiro e traseiro, esses indesejá-veis movimentos de transferência de peso foram reduzidos em 25% sob frenagem e em 29% sob aceleração.
A suspensão dianteira adotada é a do tipo double wishbone, que compre-ende um grande braço inferior articulado a partir do sub-chassi dianteiro, com um braço menor superior, posicionado sobre as rodas e pneus, cobrindo toda a unidade de molas e amortecedores para articular nos apoios da estrutura do monobloco. A geometria da suspen-são dianteira foi retrabalhada e melhorou ainda mais o controle da carroceria sob aceleração e desaceleração, a estabilidade em curvas fechadas e abertas e em manobras rápidas.
A suspensão traseira double wishbone de cinco braços montada no sub-chassi foi projetada para oferecer controles precisos de braços e cambagem, aderência de direção e boa eficiência de espaço. O sistema é formado por uma série de braços tubulares.
Os braços superiores e inferiores controlam a cambagem nas curvas, de forma que a parte de contato do pneu com o piso permaneça plana (posição ótima para adesão máxima) por toda a amplitude da roda em movimento. Os braços laterais compensam os desvios inerentes do braço das suspensões traseiras independentes, que tendem a inclinar a roda como se estivesse em curvas. Consequentemente, o veículo se agarra às curvas com precisão, sem que se note qualquer efeito de derrapagem.
Novas buchas, com aderência maior, ajustam os braços de controle dianteiro inferiores e contribuem para o conforto geral, permitindo que a suspensão dianteira ofereça resultados mais significativos de um extremo a outro. Em pequenas lombadas ou emendas do asfalto, o desempenho dessas peças é importante para a dirigibilidade.
O sistema de direção hidráulica de pinhão e cremalheira altamente responsiva e balanceada oferece uma sensação excepcionalmente linear e consistente, independentemente das condições do asfalto. A direção hidráulica assistida é sensitiva ao torque; o auxílio hidráulico é aplicado ao sistema de forma diretamente pro-porcional à quantidade de força (torque) gerada entre o pneu e o solo ao se movimentar a direção.
Conforme a força aumenta, o sistema amplia a quantidade de energia assistida.
Freios
A força de frenagem foi aperfeiçoada no sedã de luxo da Honda. O sistema ABS (Anti-lock Braking System) emprega sensores nas quatro rodas, além de três canais de controle. O sensor de velocidade em cada roda emite sinais para a unidade de controle do ABS, que, por sua vez, controla de maneira independente a pressão do fluido de freio para cada uma das rodas dianteiras e traseiras. O sistema amplia a capacidade do motorista de manter o controle da direção em paradas bruscas em todos os tipos de superfície, sobretudo nas situações em que eventualmente as rodas de um lado do veículo têm menos tração que as do outro. Complementando a função do ABS, o novo sistema EBD (Electronic Brake Distribution), utilizado com freios a disco nas quatro rodas, ajusta a força do freio da frente para trás, dependendo do posicionamento do passageiro ou da carga, garantindo mais estabilidade e melhor desempenho de frenagem.
Quando o freio é acionado, o EBD calcula a distribuição apropriada da pressão, baseado na diferença entre as velocidades das rodas dianteiras e traseiras. A pressão hidráulica para os freios das rodas traseiras é ajustada através de um ativador controlador da pressão do óleo. Com uma carga útil pesada sob frenagem brusca, uma maior força de freio é aplicada nas rodas traseiras. Com o objetivo de maximizar suas capa-cidades, o Honda Accord traz agora pneus mais largos, adequados ao desempenho e às necessidades de frenagem.
O veículo é equipado com pneus de medida P205/60R16 92V. O Honda Accord possui 2 anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível nas cores Satin Silver Metallic (metálica), Graphite Pearl e Nighthawk Black Pearl (perolizadas). O preço público sugerido é de R$ 116.531,74 (não inclusos frete e seguro
|