O jornal americano The New York Times destacou a importância da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tomada nos últimos dias de aceitar as denúncias contra os 40 acusados de participar do suposto esquema do mensalão. A publicação ressalta que o principal nome no caso, acusado de chefiar "uma organização criminosa", era o "arquiteto por trás da chegada de Lula" ao poder: o ex-ministro José Dirceu. Entretanto, o jornal lembra que "poucos políticos acusados de corrupção realmente enfrentam a cadeia aqui".
Para corroborar esse fato, o NYT lembra do caso do ex-presidente Fernando Collor de Mello, cujas acusações não foram aceitas pelo mesmo STF na década de 90.
O Times destaca que mesmo com a erupção do escândalo, em 2005, Lula consegui reeleger-se à Presidência, conseguindo evitar contaminar-se pelo suposto esquema de compra de votos em troca da apoio político. Contudo, além do retorno do assunto às pautas da imprensa e à opinião pública, a publicação fala do acidente com o Airbus da TAM, que teria revelado problemas de má gestão do sistema aéreo por seu gabinete, entendendo que isso poderia abalar seu governo, ainda que os índices de popularidade lhe sejam favoráveis.
|