O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "outra coisa não faz senão confundir a opinião pública". Fernando Henrique assina artigo no jornal O Estado de S. Paulo intitulado "Culpa e responsabilidade", com comentários sobre a posição do PT e de Lula a respeito dos acusados sobre o mensalão.
Fernando Henrique pede que Lula "fale com franqueza, assuma posições claras" e que "não serão sofismas e milhões de votos que o absorverão perante a opinião pública se permanecer num silêncio conivente".
O ex-presidente diz que alguns acusados pelo mensalão provavelmente serão inocentados pela Justiça, mas que a responsabilidade pelo que ocorreu recairá sobre o governo, seu chefe e todos os que, "não reprovarem com energia os deslizes, assumem uma atitude leniente".
Fernando Henrique diz que separa culpa penal e responsabilidade política e não poupa a atitude de Lula, "que nunca repudiou os fatos ocorridos, negando evidências". O ex-presidente afirma que "a hipótese de que os maiores responsáveis políticos nada sabiam é de difícil sustentação".
No artigo, Fernando Henrique afirma: "o presidente deve à Nação um repudio claro às transgressões".
|