O Serviço de Memória e Acervo da Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo está funcionando, desde o início do mês de setembro, na Alameda Glória, 197 – esquina com a Rua Jurubatuba, no Centro da cidade. O prédio, que abrigou a Escola Municipal de Educação Básica Santa Terezinha, foi totalmente reformado pela Prefeitura e transformado em Centro de Memória e Patrimônio Cultural, passando a abrigar o Serviço de Memória e Acervo.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura do município, Admir Ferro, a mudança foi necessária para acomodar melhor as pessoas que utilizam o serviço, bem como os funcionários do local, uma vez que o espaço físico da Rua João Pessoa, onde o Serviço de Memória e Acervo estava localizado, era muito pequeno. “Com o novo local será possível organizar ações com maior envolvimento de escolas e comunidade”, informou o secretário.
Com um acervo de aproximadamente 600 mil documentos dos mais variados tipos (livros, apostilas, compêndios, fotografias, negativos, artigos de periódicos, coleção de jornais e revistas, mapas, plantas, entre outros), o Serviço de Memória e Acervo tem a finalidade de resgatar, preservar, disponibilizar e divulgar informações sobre a história da cidade. Entre os documentos mais antigos e curiosos, estão uma carta de habilitação de cocheiro para veículo movido a tração por três animais, de 1919; um livro da parteira Terezina Capitâneo Fantinati, de 1901, com os registros de nascimento da época; e um título de propriedade de colono, datado em 1892.
Além do atendimento diário a estudantes, pesquisadores e ao público em geral, o Serviço de Memória e Acervo promove gratuitamente diversas ações como: a Exposição Itinerante ‘Vilas além da Villa’ - por meio de mapas e banners com fotos e textos, conta a origem dos 34 bairros que compõem o município; Encontros e Reencontros, voltado aos antigos moradores da cidade, com objetivo de identificar fotos e documentos históricos; Ação Educativa, que são visitas monitoradas na sede do Serviço de Memória e Acervo, para conhecimento dos materiais disponibilizados e para conscientização sobre a importância da preservação e resgate de documentos históricos; Museu de Rua, realizado anualmente no mês de novembro na Praça Lauro Gomes, em comemoração à emancipação do município.
Periodicamente, o Serviço de Memória e Acervo também organiza exposições na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (R. Marechal Deodoro, 1325). A atual, com visitação até 11 de outubro, é a exposição ‘Memórias do Comércio’, que resgata a história dos estabelecimentos comerciais de São Bernardo do século passado até os shoppings dos dias atuais.
O Serviço de Memória e Acervo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, na Alameda Glória, 197, esquina com a Rua Jurubatuba - tels.: 4125-5577 / 4123-8858.
Histórico – Foi em 1976, por meio de uma gincana organizada pela Prefeitura de São Bernardo que se iniciou o trabalho de resgate de documentos e objetos sobre a memória local. No decorrer dos anos, processos administrativos municipais, coleção de jornais entre outros documentos, foram incorporados ao acervo municipal. Em 1988 foi criado o Serviço de Documentação da História Local. Em 1998, o acervo foi constituído oficialmente como Serviço de Memória e Acervo, subordinado à Seção de Memória e Patrimônio Histórico e Cultural, do Departamento de Ações Culturais. De 1988 até agosto de 2006, a sede do Serviço ficou na Rua João Pessoa, 236.
A escolha do novo endereço, localizado na Alameda Glória, 197, também não foi por acaso. O local abrigou por 56 anos a Escola Municipal de Educação Básica Santa Terezinha, que foi a primeira escola da rede de educação infantil de São Bernardo do Campo, inaugurada em 20 de agosto de 1960. O prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural de São Bernardo em 2001.
|