O prefeito de São Bernardo, William Dib, inaugurou as novas instalações do Ambulatório de Especialidades Odontológicas no dia 18 de setembro, na Avenida Imperatriz Leopoldina, 649, bairro Nova Petrópolis.
Com investimento de R$ 250 mil, o prédio foi totalmente reformado e o espaço adequado, possibilitando o aumento do número de consultórios e de sala de Raio X. Os consultórios foram ampliados de sete para 13 e as salas de Raio X de uma para quatro. O horário dos dentistas foi reorganizado, visando a ampliação do atendimento, que de 2 mil pessoas passará para 4 mil. Além de novos consultórios e equipamentos, a população ganhou uma recepção ampla e adequada.
Para o prefeito, o novo ambulatório é um presente para a comunidade e para os servidores da saúde. “São Bernardo ganha melhor qualidade de vida e os profissionais um lugar digno para trabalhar e atender a comunidade”, disse.
O secretário de Saúde, Walter Cordoni Filho, disse que o dia é importante porque marca o resgate da classe odontológica. “Todas as áreas da Secretaria de Saúde estão crescendo e se modernizando. Não poderíamos deixar a odontologia fora dessa evolução.”
O Serviço de Odontologia atua nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Pronto-Socorro Odontológico no Rudge Ramos e no Ambulatório de Especialidades Odontológicas. O chefe do Serviço de Odontologia, Edvar João Luchesi, ressaltou o trabalho de prevenção feito pelo município, que levou a cidade a ter um índice de CPO de 0.90 (conceito estatístico utilizado em odontologia que relaciona os dentes cariados, perdidos e obturados), que está abaixo do estipulado pela Organização Mundial da Saúde para 2010, que é de um.
A Prefeitura atende 60 mil crianças do ensino fundamental e educação infantil, além dos bebês do Programa Odontológico Materno Infantil (Promi). A Secretaria de Saúde está elaborando novos programas odontológicos que incluirão adultos e idosos. Outra novidade é a implantação de uma Unidade Odontológica Móvel, que contará com um dentista para atender as crianças nas escolas. “Hoje, as crianças são avaliadas pelas higienistas nas escolas. A idéia é que as crianças sejam também atendidas por um dentista”, disse o secretário.
|