Para melhorar sua capacidadade de computação de alto desempenho, a Universidade Federal do ABC (UFABC) adquiriu um supercomputador Altix 4700 com 68 processadores Dual-Core Intel Itanium2 e 272 GB de RAM da SGI, auxiliado por um InfiniteStorage de 30 TB da SGI. Agora o Centro de Supercomputação da instituição terá melhores condições para trabalhar com aplicações de física, química, engenharia de materiais e nanotecnologia.
O sistema está acessível via acesso remoto, de modo que não somente os pesquisadores da Universidade, mas de todo o Brasil e do mundo podem acessar e compartilhar informações de projetos específicos.
"A Universidade optou por este equipamento porque não existe no mercado um computador semelhante com tal performance para alguns de nossos aplicativos", disse o professor Gustavo Dalpian, do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC, em comunicado à imprensa.
Operações complicadas que antes o grupo levava um dia inteiro para completar, podem ser feitas em uma hora com o novo equipamento.
|