Entre 5.000 e 6.000 pessoas se reuniram no parque do Ibirapuera, em São Paulo, neste domingo, para protestar contra a guerra liderada pelos Estados Unidos no Iraque, de acordo com estimativas da Polícia.
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, também participou do comício, cantando cinco canções, entre elas “Three Little Birds”, de Bob Marley, e uma composição sua, intitulada “Paz”.
“Nós estamos aqui para manifestar nosso repúdio a essa e a todas as guerras porque o amor à paz é algo que está no código genético dos brasileiros”, disse Gil, sendo aplaudido pela multidão.
Muitos manifestantes levavam bandeiras brancas com a palavra “Paz” escrita em azul, outros carregavam fotos do presidente norte-americano George W. Bush com um bigode semelhante ao de Hitler e alguns agitavam bandeiras iraquianas.
O programador Ulisses Ramos, de 37 anos, declarou que carregava uma bandeira iraquiana porque “o povo iraquiano quer paz”.
“O que os Estados Unidos estão fazendo é invadir os lares de um povo para roubar seu petróleo, e o Iraque está apenas se protegendo”.
“Quem Bush pensa que está enganando quando diz que a guerra vai liberar o povo iraquiano de um tirano? A guerra de Bush é só uma forma de ampliar o poder dos Estados Unidos e, se não forem detidos, o conflito não terá fim porque sua ganância nunca será saciada”, afirmou Fernanda Álvares, de 32 anos, diretora de marketing de uma companhia de cosméticos.
Em São Bernardo uma passeata contra a violência também levou para as ruas da cidade manifestantes que são contra a guerra no Iraque.
Luiza, 23, disse que o derramamento de sangue é desnecessário e que o interesse real de Bush e dos republicanos é o petróleo e não a liberdade do povo iraquiano.
|