A Microsoft apresentou oficialmente, em San Francisco, seus serviços de comunicações unificadas. Volta às empresas, o novo software reúne o "Office Communication Server 2007" e o "Office Communicator 2007" sob o nome "Unified Communications" - em uma só interface, o usuário tem serviços de telefonia pela Internet (VoIP), mensagem instantânea, e-mail, videoconferência e transmissão de dados.
O presidente da Microsoft na América Latina, Hernán Rincón, acredita que o lançamento da oferta de comunicações unificadas do grupo será um sucesso e que se transformará na tecnologia de referência na região. "A tecnologia vai dominar a América Latina", disse Rincón. Ele acrescentou que o sistema da Microsoft permitirá "reduzir os custos pela metade", algo fundamental na região, onde "cada centavo conta".
"Quando pudermos demonstrar que há confiança e um impacto no rebaixamento dos custos de comunicação, vamos atrair o interesse dos executivos na América Latina", acrescentou Rincón.
A Microsoft está trabalhando com 35 clientes nos testes do sistema, explicou o diretor. A sua expectativa é de que nos próximos três anos muitos de seus 55 mil clientes na região adotem a sua tecnologia.
A empresa chega ao mercado atrasada em relação a concorrentes como Cisco Systems e IBM, além de provedores de telefonia pela Internet como Skype e Google Talk. No entanto, Rincón opina que a oferta da Microsoft é diferente porque "soma todos os serviços numa só interface".
Assim, por exemplo, um usuário do Microsoft Outlook poderá ver imediatamente se a pessoa com quem quer se comunicar está disponível e poderá decidir entre mandar um e-mail, conversar através da internet ou mandar uma mensagem instantânea, por exemplo. "Ninguém mais está oferecendo isto e não acho que alguém vai oferecer a curto prazo", disse Rincón.
Para o presidente da Microsoft América Latina a outra característica da oferta da companhia é sua segurança, "que é fundamental para as grandes empresas". Ele opinou que a unificação das comunicações será "a principal mudança na comunicação mundial da próxima década". Na América Latina, espera-se que o mercado de VoIP movimente US$ 1,1 bilhão em 2011, 87,5% a mais que hoje.
O Brasil, "por seu tamanho e o número de empresas de ponta", é um dos mercados mais importantes na região, disse Rincón.
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