Com o objetivo de monitorar em tempo real a utilização de energia em grandes clientes (com fornecimento acima de 13,8 kV), a ELEKTRO - distribuidora de energia elétrica com atuação no litoral e interior de São Paulo, e Mato Grosso do Sul - acaba de finalizar a primeira fase de implantação da solução RS2000, desenvolvida pela CAS Tecnologia. A solução já foi instalada em 320 módulos de medição remota de energia nas unidades consumidoras de grandes clientes na região do litoral norte do Estado de São Paulo, a um custo de aproximadamente R$ 1 milhão. A ELEKTRO pretende estender o projeto para 6 mil clientes até o início de 2009.
A solução RS2000 é basicamente um sistema de medição remota de consumo, demanda, qualidade e disponibilidade de fornecimento de energia, que auxilia na determinação e controle das perdas comerciais. Os dados são transmitidos de forma bidirecional, através de redes de comunicação móvel sobre o padrão GSM/GPRS, conectando o medidor de cada unidade consumidora ao sistema centralizado na ELEKTRO.
Este sistema permite a tipificação de perfis de consumo, avaliação de comportamentos atípicos, identificação de interrupção no fornecimento, geração de alarmes, integração com o sistema comercial da ELEKTRO e automação no processo de faturamento das unidades consumidoras abrangidas. O sistema pode gerar até 18 tipos de alarmes pelo equipamento remoto em caso de indícios de irregularidades – desvios de corrente, desequilíbrios de valores, valores atípicos de grandezas, abertura de tampa da caixa de medição dentre outros tipos de violação, e outros 72 alarmes pelo sistema especialista centralizado.
“A ELEKTRO está implantando este projeto dentro de sua visão estratégica que busca não só a mudança de tecnologia, mas a evolução significativa de seus processos sempre focada na excelência operacional e de gestão. A fim de agregar valor aos clientes, empregados e acionistas, a ELEKTRO visa à redução de custos através de processos com inteligência agregada, redução de mão de obra intensiva, diminuição da exposição dos colaboradores ao risco, suporte à operação do sistema elétrico e automação de equipamentos de rede”, afirma Paulo de Tarso, Gerente Executivo de Engenharia.
Para Welson Jacometti, presidente da CAS Tecnologia, a identificação e eliminação das perdas comerciais na distribuição de energia elétrica é uma das mais diretas formas de melhorar os resultados financeiros desta indústria. “Com custos operacionais quase sempre já otimizados ao limite, resta à indústria da distribuição de energia tornar-se mais eficiente, identificando, combatendo e eliminando as perdas não-técnicas”.
|