A Internet pode lucrar muito com a greve da Associação de Escritores da América que começou na última segunda-feira. Programas originais, feitos especificamente para a Internet, podem experimentar um crescimento enorme, assim como aconteceu com a TV a cabo no final dos anos 80, na última greve da classe nos Estados Unidos. Mesmo sem a greve, séries originalmente criadas para exibição online, como o Happy Tree Friends, veiculado pelo Terra TV, acabaram chegando à televisão, e o movimento dos roteiristas só deve aumentar esta tendência.
Entre estes programas está o The IT Room, que deve estrear dia 11 de novembro e será veiculado apenas na web. A série retrata a vida de técnicos de TI e seus problemas no escritório, assim como o programa de TV britânico The IT Crowd. O The IT Room poderá ser baixado direto para o iPod, celular ou até mesmo ser assinado por podcast, característica fundamental da programação online.
Uma tendência nos programas online é a sátira de ícones famosos em pequenos esquetes. Um grupo criou uma série chamada Harry Potter Bad Roommate (Harry Potter Mau Colega de Quarto), que mostra a vida do bruxo com seus amigos em uma casa nos Estados Unidos. Já a série Zeroes, sátira de Heroes, mostra pessoas com poderes inúteis, como conseguir colocar a mão inteira dentro da boca e chutar a própria cabeça.
Galacticast é um programa de comédia que faz paródia do mundo dos geeks. Criado por Casey McKinnon e Rudy Jahchan, e com programas gravados em casa, o site tem diversos vídeos originais com qualidade.
O College Humor é um site que agrupa diversos tipos de vídeos, muitos deles originais. Entre as séries mais populares do site estão Street Fighter - The Later Years, que conta a vida dos personagens do famoso game anos depois da fama, e Where the F*ck is Carmen Sandiego, também em referência ao clássico jogo.
Esses programas são um exemplo da grade de entretenimento na Internet, que já cresce há algum tempo. Com a greve, o meio virtual estará mais aberto para produções independentes e poderá deixar de ser apenas um veículo para reprises de programas feitos para a televisão.
|