O ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciou na noite desta sexta-feira, durante pronunciamento em cadeia de rádios e TVs, investimento de R$ 4,7 bilhões na área nos próximos três anos através do programa Mais Cultura. Segundo Gil, o intuito é colocar a cultura como prioridade no desenvolvimento do País.
Gilberto Gil disse que o ministério quer reverter o atual panorama cultural brasileiro, em que mais de 90% dos municípios não possuem nenhum tipo de equipamento cultural. Segundo ele, apenas 10% da população do País tem acesso ao cinema.
O ministro afirmou que o programa baseia-se em três princípios fundamentais: garantir o acesso à cultura, permitir que as atividades culturais contribuam para melhorar o ambiente social e a qualidade de vida do brasileiro e tornar a área uma vertente econômica.
Gil disse ainda que a prioridade é que o programa atinja as áreas mais precárias e problemáticas do País. O Mais Cultura, segundo o ministro, contará com o apoio do setor público, do privado e do terceiro setor.
O programa prevê a criação de 20 mil pontos de cultura no Brasil, instalação de bibliotecas, linhas de crédito para empresas culturais, contribuições para a nova TV pública brasileira e distribuição de livros escolares, entre outros.
|