A Associação de Diabetes de São Bernardo (Adisbec) e a Prefeitura se uniram para informar a população sobre as causas, sintomas, complicações e tratamento do Diabetes. De 13 a 18 de novembro, profissionais de saúde estarão realizando testes de glicemia capilar, medição de pressão arterial, avaliação física e nutricional, além de orientações e distribuição de material educativo em vários locais da cidade.
O dia 14 de novembro é marcado pelo Dia Mundial do Diabetes, criado com o objetivo de conscientizar crianças e adultos, profissionais de saúde e meios de comunicação sobre os perigos da doença e serve como um importante lembrete para a incidência de doença, que vem crescendo no mundo a cada ano.
Neste ano, a campanha tem como tema central “Diabetes nas Crianças e Adolescentes”. A Federação Internacional de Diabetes estima que, anualmente, mais de 70 mil crianças desenvolvam diabetes tipo 1. O tipo 2, antes exclusivamente dos adultos, cresce com rapidez assustadora na população infantil, principalmente em decorrência da obesidade e do sedentarismo. No geral, são 200 novos casos entre crianças a cada dia.
A doença se caracteriza pelo aumento do açúcar no sangue e sua falta de controle pode trazer conseqüências sérias. O Diabetes é a principal causa de doenças cardio-vasculares, de cegueira e de amputação de membros inferiores no Brasil, o acidente vascular cerebral – AVC (derrame cerebral) é de 4 a 5 vezes mais incidente em diabéticos, além de provocar hipertensão arterial e insuficiência renal.
“O enfoque principal da campanha é a mudança de hábitos. O diabético disciplinado aprende a conviver tranqüilamente, monitorando os níveis de glicose no sangue, fazendo a sua própria aplicação de insulina, reconhecendo o seu organismo e alimentando-se equilibradamente, acompanhado por uma atividade física”, disse a presidente da Adisbec, Claudete Munhoz.
Adisbec – A Associação de Diabetes de São Bernardo, criada em 2.000, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por missão promover a educação e a orientação em diabetes para os portadores da patologia e seus familiares. O atendimento é gratuito.
Confira abaixo locais e horários de atendimento ao público:
13 /11/2007
8h às 12h
Centro de Referência do Idoso – Sedesc
Av. Redenção, 271 - Centro
14/11/2007
8h às 12h
Praça da Igreja Matriz (Paróquia N Sra da Boa Viagem)
Rua Marechal Deodoro - Centro
15/11/2007
8h às 12h
Parque Cidade-Escola da Juventude Città di Marostica
Rua Armando Ítalo Setti, 65 - Centro
17/11/2007
8h às 12h
Subprefeitura do Riacho Grande
Rua Araguaia, 265 – Riacho Grande
18/11/2007
8h às 12h
Praça Trabalhador Armando Ruivo
Av. General Barreto de Menezes (ao lado da Base Comunitária) – Jardim Silvina
|