O popular site social Facebook se tornou uma grande plataforma de comunicação, compartilhamento e publicidade. A emissora ABC News está apostando no sistema online para fazer a cobertura das eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2008, de acordo com o jornal The New York Times.
A ABC News e o Facebook formalmente estabeleceram uma parceria - a primeira do site com uma organização de notícias - que permite que usuários do site social acompanhem eletronicamente repórteres, vejam reportagens e participem de pesquisas e debates, tudo dentro de uma nova categoria chamada "Política dos EUA".
As duas empresas anunciaram que vão patrocinar debates entre candidatos dos partidos Republicano e Democrata à presidência dos Estados Unidos, em New Hampshire, no dia 5 de janeiro, três dia antes do início das prévias no Estado. "Através da parceria, queremos estender o diálogo antes e depois do debate", disse Dan Rose, vice-presidente de desenvolvimento de negócios do Facebook.
O anúncio é outro sinal de que organizações de notícia estão buscando capitalizar o potencial do Facebook, que começou como um banco de dados de colegas de aula e outros sites sociais. Empresas de mídia como o New York Times e o Washington Post produziram páginas na rede.
"Existem debates acontecendo toda hora no Facebook", disse David Westin, presidente da ABC News e novo membro do Facebook. "Isto permite que a ABC participe de debates, provendo informação e aprendendo com os usuários", falou.
O New York Times afirmou que encorajar os telespectadores a interagir com os repórteres é um passo significativo para um veículo de informação como a ABC. Até agora, os telespectadores que queriam fazer algum comentário sobre as matérias de Rick Klein, um dos repórteres de política mais conhecidos da emissora, podiam apenas enviar um e-mail a um endereço genérico. Agora, eles podem mandar mensagens privadas diretamente para os jornalistas ou então colocá-las nos perfis dos repórteres no Facebook.
Westin e Rose disseram ao Times que o acordo não envolveu troca de dinheiro. A colaboração permite que a ABC News publique conteúdo sobre política em um site com 56 milhões de usuários. Por outro lado, o acordo oferece ao Facebook a possibilidade de utilizar conteúdo de uma fonte de prestígio quando se trata de política.
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