O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite desta quarta-feira, em entrevista à RedeTV News, que a política de compra de armamento da Venezuela, comandada pelo presidente Hugo Chávez, não traz preocupação. "Não me preocupa. Precisamos respeitar a soberania de cada país, o jeito de governar de cada presidente e as decisões soberanas de cada país", disse Lula.
"A Venezuela tem sido uma grande parceira nossa. O problema não é a Venezuela estar se preparando, se armando, comprando aquilo que não tinha. O grande problema é o Brasil, que nos últimos 30 anos permitiu que o sistema de defesa se deteriorasse", afirmou Lula.
"Nós tínhamos indústrias de defesa extraordinárias que foram sucateadas. Nós estamos tentando recuperar, porque o maior comprador seremos nós mesmos", completou o presidente.
Lula disse que o Chile, a Veneuela e a Colômbia estão melhor preparados no setor de defesa, mas que a América do Sul é um território de paz. Ele disse que a guerra traria retrocesso para o continente.
|