A proposta do PT de criar uma Assembléia Constituinte para realizar a reforma política é encarada pela oposição como um passo para possibilitar um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Começa no domingo uma campanha do PT para recolher assinaturas que visam encaminhar um projeto de iniciativa popular para a realização de um plebiscito sobre a possibilidade de convocação da Assembléia. As informações são da Folha de S.Paulo.
A intenção do partido é convocar o plebiscito para o dia 31 de janeiro de 2009.
"É um passo a frente que o PT dá no sentido de avançar na tese do terceiro mandato", disse o líder do Democratas, senador José Agripino Maia (RN). Já para o colega de oposição, líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), a proposta do PT "reforça a tese de que eles não devem ter o auxílio da CPMF".
O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), desconversou: "Uns discutem a bomba atômica, outros o império, outros o disco voador, cada um tem seu tema predileto. Não é possível que maduro como é o país, a classe política e a própria imprensa, isso prospere".
Para que um projeto de iniciativa popular seja apresentado no Congresso Nacional são necessárias as assinaturas de pelo menos 1% do eleitorado (algo em torno de 1,3 milhão de pessoas acima de 16 anos), com participação de no mínimo cinco Estados.
|