O patrimônio da Companhia Vera Cruz volta a ser administrado pela Prefeitura de São Bernardo. A decisão foi tomada pelo prefeito de São Bernardo, William Dib, e a secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, durante encontro realizado na terça-feira, 1º de abril. "Os pavilhões da Vera Cruz voltam a abrigar, provisoriamente, feiras e convenções, enquanto pensamos em uma destinação definitiva para o espaço", afirmou Dr. Dib.
O Governo do Estado considerou inviável a continuidade do Convênio Nova Vera Cruz, estabelecido em 1998 entre Prefeitura, Estado e Fundação Padre Anchieta (TV Cultura). No novo acordo, o terreno onde funcionou de 1949 até 1954 a Cia. Cinematográfica Vera Cruz volta ao município.
O secretário de Educação e Cultura de São Bernardo, Admir Ferro declarou que a revitalização da Cia. Vera Cruz, orçada em R$ 30 milhões, era um projeto caro. "O município entrou com sua parte e cedeu o local, mas não foi possível captar recursos junto ao empresariado por meio da Lei Rouanet, de incentivo às iniciativas culturais, para reformar e reequipar a Vera Cruz”.
Centro Cultural - A Prefeitura de São Bernardo concluirá a construção do Centro Cultural, com verba de R$ 3,5 milhões aprovada junto ao banco Banespa do grupo Santander. A Secretaria de Obras está preparando um projeto para o término das obras e abrirá licitação para contratação de uma empreiteira. "Até mesmo para a conclusão do Centro Cultural precisávamos da definição junto ao Governo do Estado", afirmou Ferro.
O Centro Cultural irá funcionar no menor dos três estúdios da Cia. Vera Cruz. O espaço terá teatro, sala de cinema e restaurante, oficinas de dança e espaço para exposições. No Centro Cultural vai funcionar o Memorial Vera Cruz, onde ficarão expostos os acervos cinematográfico e iconográfico da Companhia.
|