O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem, no Rio de Janeiro, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fere a lei eleitoral ao "antecipar a eleição" de 2010. FHC reforçou que Lula "está em campanha" e que "a lei não permite" isso. Lula já manifestou sua preferência pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a sucessão. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Fernando Henrique disse ainda que seu partido está seguindo a lei. No entanto, disse ele, segundo o jornal, "se o presidente Lula continuar forçando antecipar a eleição, vamos ter de pedir autorização ao Tribunal (Superior Eleitoral)" para lançar um candidato.
O comentário foi feito por Fernando Henrique após ser indagado sobre declaração de Lula, na terça-feira, diante de cerca de 3.500 prefeitos, em Brasília. Lula dirigiu-se ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), ) e afirmou que o Estado mais rico do País tem 10% de analfabetos. Lula, no entanto, não citou o governador José Serra (PSDB), possível candidato tucano à presidência.
|